Ministério Público de Alagoas apreende 12 sons no fim de semana
Ações ocorreram em bairros de Maceió e em Atalaia

As operações ocorreram nos dias 17 e 18, sexta-feira e sábado, em bairros da capital e no município de Atalaia, respectivamente. Na totalidade, foram apreendidos 12 equipamentos de som automotivo, utilizados em desconformidade com o art. 42 da Lei das Contravenções Penais que entende o excesso de decibéis como perturbação do sossego alheio. A coordenação das ações foi do Ministério Público do Estado (MPE/AL), por meio do Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça (CAOP) com apoio da polícia e outros órgãos.
Respeitar o espaço do outro fazendo valer os seus direitos é o carro-chefe da operação que tem se estendido ao interior do estado e recebido o reconhecimento de quem absorve e coloca em prática sua cota de deveres.
“Estamos cumprindo nosso papel em favor da grande parte da sociedade que tem o direito de não ser incomodada pelo capricho e falta de consciência de poucos. Além das denúncias que chegam e vamos averiguar, saímos programados para determinada área e procuramos identificar estabelecimentos que têm som acima do permitido, bem os equipamentos automotivos que causem pertubação de sossego. As pessoas sabem da operação, insistem na contravenção e nós mantemos o foco que é cuidar dos direitos do cidadão”, esclarece o promotor de Justiça e diretor do CAOP, José Antonio Malta Marques.
Os resultados dos dois dias de fiscalização foram considerados produtivos, tendo apreensão de em cinco bairross, sendo 02 equipamentos apreendidos na Ponta Grossa; 01 equipamento no Prado; 01 na Jatiúca; 01 no Jacintinho e outro na Serraria. Entre eles um paredão.
Em Atalaia, o número de sons apreendidos foi o mesmo da capital, metade em estabelecimentos comerciais. Na cidade, houve o confisco de equipamento de som automotivo, tipo caixote de mala, em frente ao Restaurante Cisne Branco; também de equipamentos de som de evento (caixas, amplificador e mesa de som) apreendido no Bar plataforma, na parte alta; de som automotivo, tipo caixote, montado em carrocinha de reboque, próximo ao matadouro; de mais som, tipo caixote de mala, apreendido em frente à residências, na parte alta da cidade (às margens da rodovia); de, equipamentos de som automotivo tipo caixote (incluindo amplificador e cornetas) na rua principal de Branca de Atalaia e, por fim, a apreensão de equipamento de som automotivo de mala, apreendido em frente à casa de shows, na parte baixa de Atalaia.
As operações, além do coordenador do projeto, promotor de Justiça, José Antônio Malta Marques, contaram com a participação dos promotores de Justiça, Myria Ferro e Bruno Baptista, da Assessoria Militar e servidores do MPE/AL, da Polícia Militar (Bope e BPTran), da Polícia Civil, da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, da Guarda Municipal , da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (de Maceió) e efetivos da 4ª Cia Independente de Atalaia.
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
