Usuários que utilizam medicamentos de alto custo têm agora 6 meses para renovar dados
Portaria do Ministério da Saúde amplia o recadastramento do Ceaf
Os usuários do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, terão agora seis meses para renovar o cadastro que assegura o recebimento de medicamentos de alto custo. A mudança, estabelecida pela portaria nº 13, expedida pelo Ministério da Saúde em seis de janeiro, representa uma ampliação do prazo, que, anteriormente, obrigava os pacientes a se recadastrarem a cada três meses.
Com isso, para que tenham acesso aos medicamentos excepcionais, os usuários terão mais 90 dias para providenciarem os exames exigidos pelo Ministério da Saúde. Uma ação que irá trazer mais tranquilidade aos pacientes e seus familiares, uma vez que alguns deles são idosos, acamados e têm dificuldade de locomoção.
“O prazo anterior era de três meses. Com a mudança, o usuário ganha em conforto e bem estar, necessitando renovar sua receita apenas duas vezes por ano”, destacou o assessor técnico de assistência farmacêutica da Sesau, Yuri Amaral.
Para a aposentada Maria do Carmo Rocha, 74 anos, cadastrada no Ceaf para recebimento de colírios para glaucoma, a mudança é positiva. “Agora só preciso passar pelo processo de renovação a cada seis meses, o que vai facilitar a minha vida”, ressaltou.
Cadastro – Para realizar o cadastro no Ceaf, é preciso comparecer à Rua Oldemburgo da Silva Paranhos (antiga Rua Goiás), no bairro Farol, em Maceió. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Os documentos exigidos são os exames específicos de cada patologia, além do laudo e receita, preenchidos pelo médico que realizou o diagnóstico da doença. Para mais informações, o usuário ou o responsável legal podem ligar para os números (82) 3315-6109 ou 3315-6110. A relação dos exames exigidos pode ser obtida também no Portal do Cidadão, acessado no endereço http://cidadao.saude.al.gov.br/unidades/assistencia-farmaceutica/guias-de-orientacao/
Atendimentos – Com mais de 35 mil pessoas cadastradas, o Ceaf realiza a distribuição de 187 tipos diferentes de medicamentos para a população de Alagoas. “O Ceaf distribui remédios para diversas doenças, como diabetes, asma, esquizofrenia e para evitar a rejeição de órgãos transplantados, entre outras patologias”, explicou Yuri Amaral.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
