Maceió: Cultura realiza Xangô Rezado Alto neste domingo (02)
Concentração será a partir das 15h, na Rua Fechada
Neste domingo (02), o Xangô Rezado Alto vai reunir a comunidade religiosa de matriz africana e grupos culturais para celebrar a resistência da cultura afro e a luta contra a intolerância religiosa em um grande cortejo, que será realizado na orla marítima da capital. A concentração será a partir das 15h, na Rua Fechada, na orla da Ponta Verde.
Esta edição do Xangô Rezado Alto, realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), relembra 108 anos do histórico e violento dia dois de fevereiro de 1912, episódio que ficou conhecido como Quebra de Xangô, quando várias casas de culto de religiões de matriz africana, situadas em Maceió e outras cidades do estado, foram invadidas e destruídas.
Para o coordenador de Políticas Culturais da FMAC, Amaurício de Jesus, o evento evidencia as comunidades tradicionais de matriz africana que existem em Maceió. “É a forma de fazer com que os maceioenses reflitam sobre a perseguição de 1912 e entendam a importância da cultura afro na identidade das manifestações culturais da cidade”, disse.
No domingo, o cortejo, que sai da Rua Fechada, segue em direção ao palco, montado ao lado da Feirinha do Artesanato, localizada na Avenida Dr. Antônio Gouveia, onde será realizado o encerramento do evento.
Últimas notícias
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Prefeitura de Maceió estende vacinação contra a Meningite C por mais uma semana
Homem é preso após roubo durante prévias carnavalescas na orla da Pajuçara
Mulher tenta interferir em abordagem policial, xinga policiais e acaba presa em Maribondo
Educação promove 1º Buzinaço da Busca Ativa Escolar para combater evasão em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
