Desafio Praia Limpa: concurso premia barracas com maior comprometimento ambiental
Projeto desenvolve a consciência ecológica dos ambulantes com vistorias da equipe de Educação Ambiental
A orla de Maceió oferece lindas praias e diversos serviços para atender os visitantes. Para zelar pelo limpeza da costa, o Instituo de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) está promovendo o terceiro Desafio Praia Limpa. O concurso faz parte do projeto Nossa Praia. As barracas com maior comprometimento ambiental receberão prêmios especiais para a continuidade do trabalho.
Nesta edição do Desafio Praia Limpa, mais de 130 barracas estão sendo vistoriadas desde dezembro de 2019 até março de 2020, em horários diferentes. As barracas são avaliadas sob cinco quesitos: limpeza da faixa de areia utilizada, disponibilidade de lixeiras nas mesas, fornecimento de sacolas aos clientes, caso não tenha lixeira; descarte adequado de resíduos coletados e presença de atitudes sustentáveis de educação ambiental.
Para Andréa Izidro, consultora de Educação Ambiental do IMA, o Desafio Praia Limpa é uma estratégia de conscientização. “Os ambulantes estão se engajando na causa, corrigindo atitudes poluentes, pois mostramos que a areia é recreativa, mas também é local de trabalho”, aponta a consultora, “se o ambulante não zela pela limpeza, perde clientes”, afirma.
Ao ganhar pontos pelo desenvolvimento de atitudes e práticas de educação ambiental, o trabalho do IMA com os ambulantes reverbera na consciência da população, com destaque do chuveiro ecológico da Barraca do Seis Horas e da Ozana, primeiro lugar do segundo Desafio Praia Limpa.
De funcionamento manual, o chuveiro necessita que uma pessoa bombeie a água, puxando a corda, para que outra pessoa se banhe. Este maquinário ecológico virou uma atração entre os visitantes através do pequeno ato de solidariedade em ajudar o outro a tirar o sal do corpo.
Em 13 de março, o Desafio Praia Limpa premiará as barracas com melhor desempenho em cinco vistorias. A inciativa estimula o debate ambiental entre os trabalhadores das barracas e impacta na qualidade dos serviços, promovendo um viés mais ecológico e sustentável.
Últimas notícias
’Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
