STJ libera nomeação de Sergio Camargo para Fundação Palmares em Alagoas
Presidente Jair Bolsonaro havia garantido, em dezembro do ano passado, que reconduziria o jornalista ao posto com decisão favorável

O jornalista Sérgio Camargo, que negou a existência do “racismo real” e defendeu a extinção do movimento negro, disse nesta quarta-feira (12/02/2020) que vai ser reconduzido à presidência da Fundação Cultural Palmares.
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, atendeu o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e decidiu derrubar a liminar que impedia Camargo de assumir o posto.
Em rede social, Camargo revelou que a liminar foi derrubada e garantiu a retomada ao posto de presidente da Fundação. “Caiu a liminar que me afastou da presidência da Fundação Cultural Palmares. Serei reconduzido ao cargo. Grande dia”, escreveu, em rede social.
Dias após a Justiça barrar a nomeação de Camargo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) garantiu que a decisão seria revertida. “O afastamento de Sérgio Camargo da Fundação Cultural Palmares se deu por causa de decisão judicial. Caso nosso recurso seja vitorioso, eu o reconduzirei à presidência da Fundação”, prometeu.
Apesar da “garantia” do retorno, Camargo foi conduzido ao cargo pelo ex-secretário da Cultura, Roberto Alvim, demitido após parafrasear discurso do ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.
Agora, a pasta é comandada pela atriz Regina Duarte. Ela ainda não se pronunciou com clareza sobre a nomeação do antecessor.
Procurado, o Ministério do Turismo afirmou que não sabe sobre a volta do jornalista para a presidência da fundação. A Secretaria da Cultura não se manifestou.
Decisões
O jornalista estava impedido de assumir o cargo após medida liminar da Justiça Federal do Ceará, em dezembro do ano passado. O governo federal entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) no início deste mês para tentar reverter as decisões judiciais.
A Advocacia-Geral da União (AGU) já havia recorrido uma vez da decisão, mas foi derrotada em segunda instância, e agora apelou à terceira.
Veja também
Últimas notícias

Tarcísio critica prisão de Bolsonaro e cobra moderação das instituições: "Um absurdo"

Deputada propõe aplauso a Nikolas por vídeo que levou Bolsonaro à prisão

“Congresso precisa reagir”, diz Damares sobre prisão de Bolsonaro

Vereador aciona Procon por falta de abastecimento de água em comunidade de Jequiá da Praia

“Estamos oficialmente em uma ditadura”, diz Flávio Bolsonaro sobre prisão domiciliar

Alfredo Gaspar repudia “ditadura da toga” após decisão de Moraes sobre prisão domiciliar de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
