Número de homicídios cai pelo 19º mês consecutivo na capital
O mês de janeiro encerrou também com queda nos roubos de coletivo e de veículo, segundo dados estatísticos apresentados pela SSP nesta segunda (17)
A Segurança Pública de Alagoas continua apresentando resultados expressivos no combate à violência no estado. O mês de janeiro encerrou com queda de 17,6% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em Maceió, o que representa para a capital alagoana o 19º mês seguido de redução deste tipo de crime. Os principais indicadores criminais foram apresentados durante entrevista coletiva, realizada na sede da SSP, no Centro, nesta segunda-feira (17).
De acordo com dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), Maceió contabilizou 28 homicídios em janeiro. O mesmo período do ano de 2019 teve um total de 34 casos. Já quando analisamos os dados referentes a Alagoas, constatamos que houve uma pequena elevação de 0,9%. O mês totalizou 110 mortes, uma a mais que o total de 2019, que contabilizou 109 crimes violentos contra a vida.
Apesar do pequeno aumento, o número ainda é baixo comparado a anos anteriores, como destaca o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior. “Estamos brigando com os nossos melhores resultados. O ano de 2019 teve o número mais baixo de homicídios da história e iniciamos o ano mantendo essa média. Seguiremos intensificando as ações de combate a homicídios, priorizando sempre prender aquele que mata em Alagoas”, enfatizou.
Ainda durante a coletiva, foram apresentados números referentes a roubo de veículos e de roubo a coletivo urbano.
Os crimes cometidos dentro dos ônibus que circulam pela capital tiveram redução de 50% em janeiro. Apenas cinco ocorrências foram registradas, já no mesmo mês do ano anterior o número foi de 10 assaltos.
Roubo de cargas também apresentou redução de 33,3%, com um total de quatro casos registrados em todo o estado. Em janeiro de 2019 o Neac contabilizou seis crimes.
O secretário Lima Júnior disse que a integração entre as forças de segurança tem garantido bons resultados também no combate a Crimes Contra o Patrimônio (CVP), que seguem tendência de queda nos últimos anos.
“Em muitos estados do Nordeste, por exemplo, os números de homicídios e outros crimes tiveram alta neste início de ano. Aqui em Alagoas estamos trabalhando duro para manter os resultados positivos, que já são baixos. Iremos fortalecer ainda mais a integração, as estratégias de segurança e contamos com a população, por meio do Disque Denúncia, para contribuir com nosso trabalho”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
