Jogos Virtuais apresentam cenário promissor em 2020
No Brasil são realizados campeonatos milionários que movimentam R$ 5,6 bilhões por ano
A força da tecnologia e o crescimento da acessibilidade ao mundo Digital, tem aumentando exponencialmente o número de simpatizantes de jogos virtuais. Os números são tão expressivos que clubes renomados como Flamengo e Corinthians investem em times para participar de campeonatos profissionais à nível mundial. No Brasil são realizados campeonatos milionários que movimentam R$ 5,6 bilhões por ano.
O NewZoo diz que os jogadores gastaram mais de US $ 150 bilhões em jogos em 2019. Da mesma forma, Statista relata que os usuários da Internet gastaram mais de US $ 83 bilhões em compras de jogos online em 2019. As expectativas para 2020 são ainda mais altas, pois de acordo com o site TNW, jogos virtuais é considerado uma tendência promissora do mundo da internet. Outra estatística importante que esse relatório traz é que quase 60% da população mundial está online, o que corresponde a mais de 4,5 bilhões de pessoas que usam a internet. Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2017, produzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br), vinculado às Nações Unidas e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, o número de lares brasileiros que dependiam de um celular para acessar a internet já atingia a média de 49% em 2017.
Em novembro de 2019 aconteceu a segunda audiência pública para discutir o projeto de lei 383/2017, que busca a regulamentação dos eSports no Brasil. A senadora Leila Barros (PSB/DF) mediou a discussão que contou a participação de profissionais envolvidos aos esportes eletrônicos, médicos psiquiatras e outros senadores.
Com o maior acesso aos meios que oportunizam o usuário a dispor de jogos virtuais, o número de adeptos não para de crescer. Segundo a pesquisa Game Brasil de 2019, realizado pela Sioux Group, Blend New Research e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), as mulheres são maioria entre os jogadores no Brasil, correspondendo a 53% dos jogadores no país. Porém, a pesquisa considerou todo e qualquer tipo de jogo virtual, inclusive os de Smartphones, considerados casuais. Quando se trata de um mercado mais competitivo e profissional o público masculino lidera com a estatística de 58,9%.
Os campeonatos de jogos virtuais são apenas uma das modalidades do universo eSports. Esse universo abrange muitas possibilidades de entretenimento e oportunidade profissional. Há quem ganhe dinheiro para participar ativamente e há quem gaste para ser expectador dos serviços de jogos online. Entre os principais jogos virtuais e com maior engajamento competitivo estão o PES e FIFA, o LOL, o DOTA e o RainbowSix.
League of Legends é considerado um dos principais jogos virtuais
O League of Legends é um dos jogos mais competidos no mundo virtual. Os fãs e adeptos dos jogos online acompanham e vibram a cada evolução tecnológica que possa oportunizar o acesso ao cenário de eSports. Com isso, sites de notícias esportivas, como o da ESPN, e sites de apostas online, como o da Betway, reservam um espaço para abordar e acompanhar os principais campeonatos de jogos virtuais. Em 2019, os criadores do LOL divulgaram a notícia de que iriam desenvolver a versão mobile e que pretendiam disponibilizar em 2020 aos dispositivos iOS e Android. Os fãs e usuários poderão usufruir do jogo em qualquer lugar, desde que haja disponibilidade de internet.
A fama do jogo foi além do virtual e invadiu as passarelas numa parceria com uma das marcas mais famosas e elegantes do mundo: a Louis Vuitton. A coleção ficou disponível para compra aqui no Brasil no segundo semestre de 2019. A grife francesa caprichou na quantidade de produtos lançados, a coleção apresenta desde casacos com a logo da marca até tênis personalizado. A logomarca, que é extremamente conhecida, da grife aparece com padronagens abstratas em azul, amarelo, preto e creme.
Speedy, Boite Chapeau Souple e Bumbag também ganharam versões personalizadas dedicadas ao jogo. As roupas desenvolvidas apresentaram um perfil mais esportivo, contemplando o universo do jogo e utilizou de materiais mais tecnológicos como o neoprene. Num comunicado enviado à imprensa, a marca diz que a coleção foi “Criada em pele de cordeiro com acabamento brilhante, a parca de couro enfatiza o conceito da coleção. Ela apresenta monogramas em relevo e um zíper assimétrico adornado com um monograma desenvolvido exclusivamente para este trabalho”. As peças, como de costume da grife, não são baratinhas. Será possível levar para casa uma jaqueta de couro pela bagatela de R$ 5.600 reais, mas ainda não é, nem de longe, o artigo mais caro da coleção.
No Brasil, o 1° Split do Campeonato de League of Legends iniciou no dia 25 de janeiro com oito times na disputa pelo título. O Flamengo, vencedor do último campeonato, defende o título contra o paiN Gaming que conta com o retorno de Felipe "brTT", INTZ, Redemption, FURIA Uppercut, Prodigy, KaBuM e Vivo Keyd. Todos os times já têm as escalações definidas para esta primeira metade da temporada competitiva. O vencedor irá disputar o Mid-Season Invitational (MSI), uma espécie de mundial de League of Legends. O Flamengo e paiN estão entre favoritas ao título.