Educação

Seduc autoriza compra de produtos de limpeza para as escolas da rede estadual

O valor, de R$ 5 mil, em parcela única, será destinado à compra de material para higienização das escolas e segurança da saúde da comunidade escolar

Por Agencia Alagoas 25/03/2020 16h04
Seduc autoriza compra de produtos de limpeza para as escolas da rede estadual
Escolas terão verbas para higienização dos ambientes - Foto: Seduc

Seguindo as medidas determinadas pelo Governo do Estado para conter a propagação do coronavírus (Covid-19) em Alagoas, a Secretária de Estado da Educação (Seduc) decretou o repasse emergencial de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), a ser repassado em parcela única, para cada unidade de ensino da Rede Estadual. A portaria com a autorização foi publicada nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial do Estado de Alagoas.

A ação visa promover as condições de limpeza e garantir um padrão mínimo de qualidade para o bom funcionamento e proteção a toda comunidade escolar contra os riscos de contágio e infecção da Covid-19. O valor custeará despesas com aquisição de produtos de limpeza e higiene individual e coletiva, a fim de tornar o ambiente escolar mais seguro para preservação da saúde.

Entre os materiais a serem comprados estão: álcool em gel, álcool 70º, água Sanitária, cloro, desinfetante, papel toalha, sabão em pó, sabão líquido, descartáveis como copos, luvas e máscaras. Os recursos deverão apenas ser utilizados para aquisição de materiais de limpeza e higienização individual e coletiva. Receberão o recurso financeiro todas às Unidades de Ensino da Rede Estadual em funcionamento e com conselho escolar ativo.

Merenda - A portaria que autoriza o fornecimento da merenda também foi publicada nesta quarta-feira (25). As escolas da rede estadual poderão criar estratégias para dar continuidade ao fornecimento da merenda durante o período de antecipação do recesso/férias escolares, seguindo o cardápio estabelecido pela Seduc. Cada unidade de ensino poderá organizar as formas de prover o fornecimento e os horários diferenciados para atendimento aos estudantes, evitando aglomeração no período da distribuição do alimento/merenda escolar, de modo a atender prioritariamente aqueles que recebem bolsa família ou de maior vulnerabilidade.

Vale ressaltar que a gestão da unidade de ensino que não se sentir segura para fazer essa entrega, não deve fazê-la. Mais importante do que qualquer atividade mitigadora dos problemas atuais é a vida de cada um. Portanto, a distribuição só será feita se a escola decidir que tem condições de fazer, respeitando as recomendações sanitárias da Secretaria de Estado da Saúde.