STF suspende decisão do governo de mudar regras da Lei de Acesso à Informação
A LAI vigora no Brasil desde 2011 quando foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidência da República
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, suspendeu, nesta quinta-feira (26), através de liminar, trecho da Medida Provisória, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, que alterou regras do acesso à informação.
Com as medidas adotadas para evitar a transmissão do coronavírus no País, o Governo suspendeu os prazos de resposta dos pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), tendo em vista a redução do quadro de servidores. A decisão rendeu críticas da classe política e jurídica.
Em liminar, Moraes argumentou que “na hipótese em análise, ao menos em sede de cognição sumária, fundada em juízo de probabilidade, entendo presentes os requisitos para a concessão da medida cautelar pleiteada, pois o artigo impugnado pretende transformar as exceções – sigilo de informações – em regra, afastando a plena incidência dos princípios da publicidade e da transparência”.
Ainda na decisão, o ministro afirmou que "a participação política dos cidadãos em uma Democracia representativa somente se fortalece em um ambiente de total visibilidade e possibilidade de exposição crítica das diversas opiniões sobre as políticas públicas adotadas pelos governantes".
A suspensão do trecho do decreto se mantém até que o colegiado, ou seja, o plenário da Suprema Corte discuta e delibere a matéria. Ainda não há prazo para ocorrer. A decisão do STF ocorreu após provocação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil que entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a medida.
Entre os argumentos pontuados pela Ordem, está o princípio da publicidade. A LAI vigora no Brasil desde 2011 quando foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidência da República. O texto assegura que qualquer cidadão brasileiro pode solicitar informações a qualquer órgão público ou de financiamento misto no País.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
