HGE registra 468 atendimentos no fim de semana; 51 foram acidentes de trânsito
Dados mostram aumento de deslocamento, contrariando orientação de isolamento social
O Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu 468 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nesse último fim de semana. Foram 295 casos clínicos, 92 acidentes casuais, 51 acidentes de trânsito, 29 agressões e uma tentativa de suicídio. Também tiveram 336 altas médicas, 116 internamentos, 37 transferências e 36 cirurgias. O destaque está no número expressivo de acidentes de trânsito, o que alerta para a possibilidade de mais deslocamento de pessoas que desconsideram a recomendação de isolamento social.
Foram 27 acidentes de trânsito: 14 colisões, quatro acidentes de moto, quatro atropelamentos e dois capotamentos. Para o gerente do HGE, Paulo Teixeira, esse número significativo é prejudicial às medidas de contenção do novo coronavírus, uma vez que todos os 51 acidentados necessitaram da assistência dentro do ambiente hospitalar, que deve ser evitado na medida do possível, e podem fazer parte da pequena parcela da população que está prejudicando as ações epidemiológicas.
“É possível que todos os acidentes de trânsito sejam evitados apenas com medidas de prevenção. A grande maioria é resultado do uso de celular durante a condução, do consumo de bebidas alcóolicas antes de dirigir, da desatenção nas vias, da não utilização de EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], da velocidade acima do índice permitido e de outros desrespeitos às normas do trânsito. Ou seja, são posturas que podem deixar de existir e zerar o quantitativo de acidentados nos prontos socorros. Mas, infelizmente, ainda falta consciência em algumas pessoas, sobre prevenção de acidentes e também do período preocupante que estamos vivendo”, lamentou o gerente do HGE.
Vale também pontuar o número de pessoas agredidas (10 alvos de arma branca, 12 envolvidos em agressão física e sete vítimas de disparos por arma de fogo) e o quantitativo de pessoas que se acidentaram casualmente (aqueles causados no ambiente doméstico, como queda da própria altura). Esses outros 121 assistidos também poderiam não ter chegado ao HGE, caso evitassem os excessos e adotassem hábitos de mais atenção.
Sexta-feira – Foram registrados 229 atendimentos na última sexta-feira (3), sendo 163 casos clínicos, 48 acidentes casuais, 10 acidentes de trânsito, três acidentes de trabalho, três agressões e dois feridos por queimadura. Também foram dadas 184 altas médicas, indicados 62 internamentos, concedidas 33 transferências e realizadas 18 cirurgias.
Veja também
Últimas notícias
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
