Força-tarefa segue com fiscalização para enfrentamento da covid-19
Mesmo com decretos governamentais, ainda são flagradas aglomerações nas ruas de Maceió
Nesse domingo (5), a fiscalização seguiu para fazer cumprir os decretos que determinam o fechamento de estabelecimentos e serviços não considerados como essenciais, como uma das medidas de enfrentamento à pandemia mundial da Covid 19. A força-tarefa integrada entre os governos do Estado e Município tem atuado mediante rondas e atendendo às denúncias que chegam via telefone.
Diariamente, as equipes se encontram em Jaraguá, onde funciona a sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – que participa com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal. Além da Semscs, participam também a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). E ainda, a Polícia Militar de Alagoas – com o Bope – e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.
Resultados do dia
Das 35 (trinta e cinco) denúncias registradas no domingo, oito eram sobre aglomeração para ‘rachas’ de futebol, tanto na região da orla marítima, quanto na parte alta da cidade; os jogos foram paralisados e as pessoas se dispersaram após as orientações da fiscalização. Também chegaram denúncias sobre templos religiosos, lojas e bares abertos.
Ao averiguar a denúncia sobre um bar que estaria funcionando no Jacintinho, os fiscais constaram que o estabelecimento não estava em funcionamento, mas estava acontecendo uma festa com aglutinação de pessoas e som alto. Após orientação, a festa foi encerrada e as pessoas saíram.
As rondas foram realizadas no Jacintinho, Pontal, Sobral, Trapiche, Ponta Grossa, Vergel, Levada, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiuca e Jaraguá, além das orlas marítima e lagunar. Outras abordagens foram realizadas em quadras esportivas para dispersão de aglomerações, inclusive na área lagunar, onde um grupo tomava banho na lagoa e outros grupos consumiam bebidas alcoólicas.
“Estamos vivendo um momento crucial no combate à proliferação dos casos da Covid 19 e o isolamento social é necessário para não sobrecarregar o sistema de saúde, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, alerta o secretário-adjunto de Segurança Comunitária e Convívio Social, Dogival Ferreira.
Denúncias
Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:
– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana
– 190 (Polícia Militar)
– 181 (Secretaria de Segurança Pública)
Veja também
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
