Funcionária do Samu morre por covid-19 e colegas prestam homenagem
Profissionais também denunciaram falta de EPIs em Alagoas
Profissionais de saúde se juntaram em frente ao Cemitério São José, no bairro Trapiche da Barra, neste domingo (19) para aplaudir e homenagear Maria da Conceição, funcionária do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que teria morrido por covid-19.
Além de homenagear durante o sepultamento, os profissionais também foram até a sede do Samu, ligaram as sirenes das ambulâncias e aplaudiram a vítima.
De acordo com colegas de trabalho, Maria da Conceição morreu em decorrência da doença nesse sábado (18) em um hospital particular. Eles também denunciaram a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
“Estou indignada sim! Pois essa colega de trabalho faleceu pela inércia, pela omissão, pelo descaso do governo do Estado para com os profissionais da saúde que se encontram na linha de frente de uma guerra biológica. Totalmente desprotegidos, sem EPIs apropriados e suficientes, sem avaliação médica, sem testes para covid-19”, escreveu uma profissional.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que possui todos EPIs exigidos e disse que eles estão sendo distribuídos para todos profissionais.
Confira nota na íntegra:
NOTA - SESAU/SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas esclarece que possui todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) exigidos pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o combate a Covid-19.
Os EPIs estão sendo distribuídos para todos os profissionais da assistência, tanto as máscaras cirúrgicas como as máscaras N-95, assim como luvas, óculos de proteção, aventais e os macacões impermeáveis e estão sendo usados de acordo com as indicações do MS E OMS.
Veja também
Últimas notícias
São Sebastião fortalece parceria com a Receita Federal e recebe equipamentos
Médica que matou ex-marido tem prisão preventiva decretada após audiência de custódia
Especialista da Sesau orienta sobre os cuidados para evitar a prematuridade
Jovem de 20 anos é internada no Hospital Metropolitano após colocar unhas em gel
Traipu inicia formação do NUCA e fortalece protagonismo juvenil
Aeronave que levava ministro do Congo cai e pega fogo após derrapar na pista
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
