Covid-19: Cerest cria manual para trabalhadores de supermercados
Material educativo orienta rotinas de trabalho para que esses profissionais estejam cada vez menos expostos a riscos de contaminação
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió, visando promover a proteção e os cuidados com a saúde dos trabalhadores durante a pandemia da Covid-19, elaborou um material educativo voltado para aqueles que atuam em supermercados, considerado um serviço essencial durante esse período. O informativo tem o objetivo de orientar rotinas de trabalho para que esses profissionais estejam cada vez menos expostos a riscos de contaminação.
De acordo com Alinthon Fagner Nunes, terapeuta ocupacional do Cerest e idealizador do material, a iniciativa busca demonstrar que cuidados os profissionais que atuam nas redes de supermercado devem ter, visando a organização no serviço em tempos de Coronavírus. “Um dos pontos abordados é o mapeamento dos principais pontos de contato com o público, a fim de manter uma rotina de higienização mais reforçada, nas áreas de venda, por exemplo. Além disso, sempre que realizar esse tipo de tarefa é essencial usar o EPI. A limpeza e a proteção são as principais estratégias para enfrentar a contaminação”, explica.
O material educativo traz ainda orientações sobre a dispensação de álcool em gel em pontos estratégicos do estabelecimento para que trabalhadores possam se higienizar e também recomenda que puxadores de freezers, geladeiras e balcões refrigerados se mantenham sempre higienizados. Para evitar maiores riscos de contaminação, o manual sugere também que o empregador proporcione maior rotatividade dos trabalhadores nos postos de trabalho que exijam muitas demandas, pois minimiza a exposição das pessoas que prestam serviços essenciais.
“Para evitar um maior contato, o trabalhador pode sugerir ao cliente o pagamento das compras via cartão e evitar, ao máximo, a manipulação de dinheiro. O pagamento por cédula expõe o trabalhador a um maior risco de contágio, devido à circulação e natureza de riscos biológicos. Caso não seja possível, o funcionário deve higienizar-se com álcool 70% a cada ciclo de tarefa finalizado”, alerta Alinthon Fagner Nunes.
O Cerest
O Centro de Referência Técnica em Saúde do Trabalhador (Cerest) tem como finalidade o bem-estar dos trabalhadores urbanos ou rurais, individuais ou coletivos, formais ou informais, ativos ou inativos com ou sem vínculo empregatício. O Cerest dá ênfase aos processos de promoção e vigilância em saúde, assistência e orientação aos acometidos por acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.
Veja também
Últimas notícias
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Mulher sequestrada e torturada no Jacintinho morre no HGE; polícia apura execução por engano
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
