Covid-19: Cerest cria manual para trabalhadores de supermercados
Material educativo orienta rotinas de trabalho para que esses profissionais estejam cada vez menos expostos a riscos de contaminação

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Maceió, visando promover a proteção e os cuidados com a saúde dos trabalhadores durante a pandemia da Covid-19, elaborou um material educativo voltado para aqueles que atuam em supermercados, considerado um serviço essencial durante esse período. O informativo tem o objetivo de orientar rotinas de trabalho para que esses profissionais estejam cada vez menos expostos a riscos de contaminação.
De acordo com Alinthon Fagner Nunes, terapeuta ocupacional do Cerest e idealizador do material, a iniciativa busca demonstrar que cuidados os profissionais que atuam nas redes de supermercado devem ter, visando a organização no serviço em tempos de Coronavírus. “Um dos pontos abordados é o mapeamento dos principais pontos de contato com o público, a fim de manter uma rotina de higienização mais reforçada, nas áreas de venda, por exemplo. Além disso, sempre que realizar esse tipo de tarefa é essencial usar o EPI. A limpeza e a proteção são as principais estratégias para enfrentar a contaminação”, explica.
O material educativo traz ainda orientações sobre a dispensação de álcool em gel em pontos estratégicos do estabelecimento para que trabalhadores possam se higienizar e também recomenda que puxadores de freezers, geladeiras e balcões refrigerados se mantenham sempre higienizados. Para evitar maiores riscos de contaminação, o manual sugere também que o empregador proporcione maior rotatividade dos trabalhadores nos postos de trabalho que exijam muitas demandas, pois minimiza a exposição das pessoas que prestam serviços essenciais.
“Para evitar um maior contato, o trabalhador pode sugerir ao cliente o pagamento das compras via cartão e evitar, ao máximo, a manipulação de dinheiro. O pagamento por cédula expõe o trabalhador a um maior risco de contágio, devido à circulação e natureza de riscos biológicos. Caso não seja possível, o funcionário deve higienizar-se com álcool 70% a cada ciclo de tarefa finalizado”, alerta Alinthon Fagner Nunes.
O Cerest
O Centro de Referência Técnica em Saúde do Trabalhador (Cerest) tem como finalidade o bem-estar dos trabalhadores urbanos ou rurais, individuais ou coletivos, formais ou informais, ativos ou inativos com ou sem vínculo empregatício. O Cerest dá ênfase aos processos de promoção e vigilância em saúde, assistência e orientação aos acometidos por acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.
Veja também
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
