Seris assegura atendimento social a familiares de reeducandos de Alagoas
Assistentes sociais realizam, diariamente, teleatendimento nas unidades prisionais durante a suspensão das visitas
O atendimento aos familiares dos reeducandos é uma atividade diária realizada pelas assistentes sociais em todas as unidades do sistema prisional. Porém, com o cenário atual de pandemia do novo coronavírus, esses encontros presenciais foram suspensos. Contudo, para assegurar tal direito, os atendimentos ofertados pelas equipes da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris/AL) acontecem por contato telefônico.
Esse trabalho foi iniciado em abril deste ano e integra o Plano de Ação Emergencial do Serviço Social, desenvolvido pela Seris como forma de enfrentamento à Covid-19. Os telefonemas acontecem diariamente e nas próprias unidades prisionais.
O objetivo desses contatos é socializar com os familiares informações relativas ao panorama do sistema prisional – onde não há nenhum caso confirmado de Covid-19 –, além de manter o reeducando informado a respeito da situação de sua família.
“O contato telefônico é uma alternativa adotada não somente por assistentes sociais, mas também por qualquer categoria profissional que precise fazer essa comunicação com instituições ou familiares dos reeducandos, orientando-os, ainda, sobre as formas de prevenção ao coronavírus”, explica a coordenadora das assistentes sociais da Seris, Mayra Vilar.
“É importante acrescentar que é direito dos reeducandos e de seus parentes receber orientações e informações sobre essas pessoas, e esta foi a alternativa criada para fortalecer o vínculo familiar em um período extremamente atípico e no qual as visitas seguem suspensas, em virtude da necessidade de se preservar a saúde de todos”, reforça Vilar.
Os familiares de reeducandos que se encontram no complexo penitenciário de Maceió podem manter contato por meio dos telefones a seguir: Presídio Baldomero Cavalcanti: 3315-1055 / Presídio Cyridião Durval e Silva: 3315-3770 / Núcleo Ressocializador da Capital: 3315-1024 / Casa de Custódia da Capital: 3315-1092 / Centro Psiquiátrico Judiciário: 3315-8471 / Presídio Feminino Santa Luzia: 3342-1898 / Penitenciária de Segurança Máxima: 3315-7905 / Presídio de Segurança Máxima: 3315-1761.
Já no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, as equipes têm realizado telefonemas para os familiares com a presença dos reeducandos. O contato também pode ser feito pelo email [email protected].
Veja também
Últimas notícias
Hospital de Emergência do Agreste registra 599 atendimentos durante feriadão
Cabo Bebeto critica políticos omissos e cobra posicionamento no segundo turno
Carro capota após passar por curva na rodovia AL-105 em Porto Calvo
Justiça mantém medida protetiva, mas nega prisão preventiva de acusado em Alagoas
PRF encerra Operação Padroeira sem mortes nas rodovias federais de Alagoas
Cícero Cavalcante anuncia festas em São Luís e Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
