Nova derrota: justiça impede ex-prefeito Marquinhos de ocupar cargo público
Ação foi impetrada pelo Ministério Público

O ex-prefeito Marcos Paulo do Nascimento “Marquinhos” e a Prefeitura de Matriz de Camaragibe sofreram uma nova derrota judicial neste mês de abril de 2020: O Poder Judiciário analisou que o político foi nomeado secretário de Administração em 2017 de forma irregular por conta que ele está incapacitado de ocupar o cargo por conta de uma condenação em 2ª instância. A ação foi impetrada pelo Ministério Público do Estado de Alagoas.
Em 2017, Marquinhos foi nomeado pelo prefeito Anderson Bolevard (PSD) para ocupar o cargo de secretário de Administração de Matriz de Camaragibe. Mas o Ministério Público ingressou com uma ação civil pública alegando o ex-prefeito teve reconhecida a sua incapacidade eleitoral passiva, por conta do processo que tramitou na 52ª Zona Eleitoral e teve a condenação criminal em 2ª instância no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).
Em 19 de abril de 2019, o juiz Leandro de Castro Folly determinou em decisão liminar que a Prefeitura de Matriz de Camaragibe exonerasse imediatamente o ex-prefeito do cargo de secretário de Administração. Após a decisão, Marcos Paulo do Nascimento renunciou ao cargo e deu lugar a Cícero Lima.
Na ação, o Ministério Público alegou que Marquinhos tem reconhecida a sua incapacidade eleitoral passiva, no processo nº 81.85.2016.6.02.0052, que teve seu trâmite no Juízo da 52ª Zona Eleitoral. O MPAL também informa no processo que a incapacidade eleitoral passiva decorre de condenação criminal em 2ª instância (Processo TRF n.º 0005268-05.2013.4.05.0000 – fls. 184).
Os réus (Marcos Paulo do Nascimento e Prefeitura de Matriz de Camaragibe) apresentaram as contestações, de forma separada. Mas no dia 2 de abril de 2020, a justiça analisou novamente o caso novamente e tomou a decisão monocrática de manter a liminar.
A decisão monocrática foi tomada pelos juízes: Alexandre Machado de Oliveira, André Avancini D´Ávila, Phillippe Melo Alcântara Falcão, Ewerton Luiz Chaves Carminati e Durval Mendonça Júnior. Eles julgaram que o ato de nomeação de Marcos Paulo do Nascimento para o cargo de secretário municipal de Administração foi irregular; e ainda condenaram o município de Matriz de Camaragibe a exonerá-lo do cargo.
O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Matriz de Camaragibe para se manifestar sobre a decisão desse mês. O órgão informou que o ex-prefeito não ocupa o cargo desde abril de 2017 e que a gestão não recorreu da decisão da época e que sempre vai acatar as decisões judiciais.
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
