Unidades de Saúde de Alagoas recebem apresentação da Banda do Exército
Ação valoriza os profissionais que trabalham no enfrentamento à pandemia de Covid-19
A ciência comprova: ouvir uma música agradável faz bem, pois estimula a produção de dopamina: conhecida como o "neurotransmissor do prazer". E a banda do Exército Brasileiro tem proporcionado momentos de relaxamento e esperança para quem está nas unidades quatro unidades gerenciadas pelo Instituto Saúde e Cidadania - ISAC, em Alagoas.
Cerca de 20 músicos do 59° Batalhão de Infantaria Motorizada participam da iniciativa. Com instrumentos de sopro e percussão, os militares tocam um repertório bem eclético - do samba ao pop internacional - por cerca de uma hora.
"A iniciativa é essencial para valorizar os profissionais da saúde, fundamentais para o enfrentamento à pandemia de coronavírus. É um gesto de gratidão, por tudo que eles tem feito, e um incentivo para a continuidade da presetação do serviço", ressalta o sargento Wanderley Medeiros, representante do Exército na oportunidade.
Os benefícios desse som, que traduz o sentimento de gratidão da população, duram muito mais. Para quem está no front dessa batalha contra o coronavírus, o momento foi como uma trégua, em meio à guerra.
"Tenho profunda admiração pela banda do Exército, que nos agraciou com uma belíssima apresentação. Isso enche nossos corações com boas energia deixa o plantão mais leve, pois a música eleva nosso espírito. Por alguns minutos nos sentimos abraçados, mesmo sem o contato físico", relata a enfermeira Joelba Neyder, da UPA Trapiche.
As apresentações acontecem na área externa das unidades (no estacionamento), sem aglomeração e com os cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Os locais permitem que os pacientes e acompanhantes também participem do momento, acompanhando as músicas. Como atuam em uma área essencial, os profissionais dos serviços administrativos também não param. Pelo contrário: se dedicam ainda mais para não deixar faltar nada e garantir a boa prestação de serviços à população.
"Nesse momento que passamos a correria das atividades diárias e o cuidado com nossos pacientes está bem mais intensa. Uma apresentação como essa acalenta a todos nós, colaboradores. Saber que há pessoas que se colocam no lugar do outro e fazem boas ações renova as nossas forças para continuar as batalha", comemora Aline Almeida, coordenadora Administrativa da UPA Trapiche.
INSTITUTO ISAC
Em Alagoas, o Instituto Saúde e Cidadania - ISAC, é responsável pela gestão das UPAs Benedito Bentes, Trapiche, Irmã Dulce (Marechal Deodoro) e Hospital Geral Ib Gatto Falcão (Rio Largo). As apresentações vão continuar, mas não haverá divulgação das datas e horários das apresentações para evitar eventuais aglomerações.
Veja também
Últimas notícias
Recapturado foragido que matou estudante de enfermagem ao dirigir embriagado em Arapiraca
Ministério Público recomenda que PMAL não prenda usuários com até 40g de maconha
Rafael Brito defende fim da escala 6x1 e destaca expectativa para votação
Governo de Alagoas conclui saldo residual da segunda parcela dos precatórios do Fundef
Uneal divulga resultado provisório da isenção de taxa na inscrição para concurso
Marina Candia leva Olhar da Gente ao Feitosa e amplia acesso à saúde na comunidade
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
