Unidades de Saúde de Alagoas recebem apresentação da Banda do Exército
Ação valoriza os profissionais que trabalham no enfrentamento à pandemia de Covid-19
A ciência comprova: ouvir uma música agradável faz bem, pois estimula a produção de dopamina: conhecida como o "neurotransmissor do prazer". E a banda do Exército Brasileiro tem proporcionado momentos de relaxamento e esperança para quem está nas unidades quatro unidades gerenciadas pelo Instituto Saúde e Cidadania - ISAC, em Alagoas.
Cerca de 20 músicos do 59° Batalhão de Infantaria Motorizada participam da iniciativa. Com instrumentos de sopro e percussão, os militares tocam um repertório bem eclético - do samba ao pop internacional - por cerca de uma hora.
"A iniciativa é essencial para valorizar os profissionais da saúde, fundamentais para o enfrentamento à pandemia de coronavírus. É um gesto de gratidão, por tudo que eles tem feito, e um incentivo para a continuidade da presetação do serviço", ressalta o sargento Wanderley Medeiros, representante do Exército na oportunidade.
Os benefícios desse som, que traduz o sentimento de gratidão da população, duram muito mais. Para quem está no front dessa batalha contra o coronavírus, o momento foi como uma trégua, em meio à guerra.
"Tenho profunda admiração pela banda do Exército, que nos agraciou com uma belíssima apresentação. Isso enche nossos corações com boas energia deixa o plantão mais leve, pois a música eleva nosso espírito. Por alguns minutos nos sentimos abraçados, mesmo sem o contato físico", relata a enfermeira Joelba Neyder, da UPA Trapiche.
As apresentações acontecem na área externa das unidades (no estacionamento), sem aglomeração e com os cuidados recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Os locais permitem que os pacientes e acompanhantes também participem do momento, acompanhando as músicas. Como atuam em uma área essencial, os profissionais dos serviços administrativos também não param. Pelo contrário: se dedicam ainda mais para não deixar faltar nada e garantir a boa prestação de serviços à população.
"Nesse momento que passamos a correria das atividades diárias e o cuidado com nossos pacientes está bem mais intensa. Uma apresentação como essa acalenta a todos nós, colaboradores. Saber que há pessoas que se colocam no lugar do outro e fazem boas ações renova as nossas forças para continuar as batalha", comemora Aline Almeida, coordenadora Administrativa da UPA Trapiche.
INSTITUTO ISAC
Em Alagoas, o Instituto Saúde e Cidadania - ISAC, é responsável pela gestão das UPAs Benedito Bentes, Trapiche, Irmã Dulce (Marechal Deodoro) e Hospital Geral Ib Gatto Falcão (Rio Largo). As apresentações vão continuar, mas não haverá divulgação das datas e horários das apresentações para evitar eventuais aglomerações.
Veja também
Últimas notícias
Acidente entre carro e moto deixa homem ferido na Rota do Mar, em Maceió
Caminhada de Arthur Lira reúne multidão em São Miguel dos Campos
Jovens de Arapiraca se reúnem para discutir propostas no plano de governo de JHC e Célia Rocha
Operação em AL e SE prende dois homens e apreende mais de 100 kg de drogas
Grupo invade casa, joga granada e incendeia imóvel em São Miguel dos Campos
Pescador que viralizou ao pegar pirarucu de 77 kg morre em acidente com arpão
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
