Em 2019, AL tinha 132 médicos e 9 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes
Levantamento considera total de recursos humanos e físicos nas redes SUS e particular
 
                            Alagoas somava 132 médicos e 9 leitos de UTIs (unidades de terapia intensiva) para cada 100 mil habitantes até 2019, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (07), para fornecer subsídios ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O Distrito Federal lidera na quantidade de médicos e leitos em UTI. São 30 leitos e 388 médicos por 100 mil habitantes. O estado menos equipado com leitos de UTI do Brasil é Roraima, com apenas 4 de leitos por 100 mil habitantes. Amapá e Acre (5 leitos), Amazonas e Piauí (7), e Tocantins, Maranhão e Pará (8) completam a parte de baixo da tabela.
“Os dados mostram, de modo geral, que a desigualdade no país se repete na distribuição de recursos humanos e materiais na saúde. Sudeste e Sul são mais bem equipados que o Norte e Nordeste”, comentou o coordenador de Geografia e Meio Ambiente do IBGE, Cláudio Stenner.

Enfermeiros e respiradores
O estudo, feito em com a colaboração da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também avaliou a distribuição de enfermeiros e respiradores com base no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde 2019 (DataSUS), que reúne as redes pública e privada, e nas Informações de Deslocamento para Serviços de Saúde, da pesquisa Regiões de Influência das Cidades 2018.
O DF também lidera na quantidade de enfermeiros por 100 mil habitantes. São 198 profissionais na capital federal, seguida por Tocantins (178), Paraíba (149), São Paulo (143) e Rio de Janeiro (140). O estado com a menor quantidade relativas desses profissionais são Pará, com 76 enfermeiros por 100 mil habitantes. O estado é seguido de Alagoas e Goiás (101), Sergipe (102), e Amazonas (103).

No caso dos respiradores, equipamentos fundamentais nos casos mais completos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, o DF aparece mais uma vez à frente das demais unidades da federação: são 63 equipamentos por 100 mil habitantes. Alagoas aparece na quarta pior posição do ranking, com apenas 15 respiradores a cada 100 mil habitantes.

Veja também
Últimas notícias
 
            Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
 
            Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
 
            Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
 
            Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
 
            Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
 
            Homem rouba iPhone de cidadão embriagado, vende por R$ 150 e é preso em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		
 
                                             
                                             
                                            