Em 2019, AL tinha 132 médicos e 9 leitos de UTI para cada 100 mil habitantes
Levantamento considera total de recursos humanos e físicos nas redes SUS e particular

Alagoas somava 132 médicos e 9 leitos de UTIs (unidades de terapia intensiva) para cada 100 mil habitantes até 2019, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (07), para fornecer subsídios ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O Distrito Federal lidera na quantidade de médicos e leitos em UTI. São 30 leitos e 388 médicos por 100 mil habitantes. O estado menos equipado com leitos de UTI do Brasil é Roraima, com apenas 4 de leitos por 100 mil habitantes. Amapá e Acre (5 leitos), Amazonas e Piauí (7), e Tocantins, Maranhão e Pará (8) completam a parte de baixo da tabela.
“Os dados mostram, de modo geral, que a desigualdade no país se repete na distribuição de recursos humanos e materiais na saúde. Sudeste e Sul são mais bem equipados que o Norte e Nordeste”, comentou o coordenador de Geografia e Meio Ambiente do IBGE, Cláudio Stenner.
Enfermeiros e respiradores
O estudo, feito em com a colaboração da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também avaliou a distribuição de enfermeiros e respiradores com base no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde 2019 (DataSUS), que reúne as redes pública e privada, e nas Informações de Deslocamento para Serviços de Saúde, da pesquisa Regiões de Influência das Cidades 2018.
O DF também lidera na quantidade de enfermeiros por 100 mil habitantes. São 198 profissionais na capital federal, seguida por Tocantins (178), Paraíba (149), São Paulo (143) e Rio de Janeiro (140). O estado com a menor quantidade relativas desses profissionais são Pará, com 76 enfermeiros por 100 mil habitantes. O estado é seguido de Alagoas e Goiás (101), Sergipe (102), e Amazonas (103).
No caso dos respiradores, equipamentos fundamentais nos casos mais completos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, o DF aparece mais uma vez à frente das demais unidades da federação: são 63 equipamentos por 100 mil habitantes. Alagoas aparece na quarta pior posição do ranking, com apenas 15 respiradores a cada 100 mil habitantes.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
