Consulta pública para construção do Novo Ensino Médio em Alagoas segue até o dia 31
Proposta do novo referencial curricular está disponível para toda sociedade que pode participar e contribuir na construção do currículo

O novo referencial curricular do Ensino Médio está em construção e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) convida toda a população alagoana a participar e contribuir na construção do documento. A proposta do referencial está aberta para consulta pública pelo EscolaWeb (https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/recal-do-ensino-medio) até o dia 31 de maio. O Referencial é essencial para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e servirá de referência para o currículo do Ensino Médio em escolas públicas e privadas.
Neste endereço, estão disponíveis o texto introdutório do documento e os das quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A consulta pública é uma etapa amplamente participativa do processo de elaboração do referencial e garante a legitimidade e a representatividade no território alagoano no documento, envolvendo todas as redes de ensino e valorizando suas contribuições.
No canal do YouTube da Seduc, foram disponibilizados Webinários abordando os principais pontos de cada área de conhecimento do documento e que podem ser acessados em (https://bityli.com/KpGsq) . Além da exposição sobre o documento, também se encontra um passo a passo de como realizar a contribuição.
Contribuição
Em transmissão nesta última quinta-feira (07) pelas redes sociais da Seduc, a coordenadora da etapa do Ensino Médio por Alagoas, Andreia Alves o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, falaram da importância da contribuição e das novidades que o documento preliminar traz para o ensino médio com a possibilidade utilizar elementos próprios do estado, como acultura, culinária e artes nos elementos de estudos, desenvolvendo as competências e habilidades dos estudantes.
“Alagoas está na fase de reelaboração do referencial curricular com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi formada uma equipe com grupos de trabalhos com professores das escolas públicas e universidades do estado. Essa equipe criou esse documento preliminar que está em Consulta Pública, onde toda sociedade pode contribuir nessa construção. A partir dessas contribuições, vamos incorporar ao documento as que forem plausíveis. Quanto mais olhares tivermos para essa colaboração, teremos um documento melhor”, afirma Andreia Alves.
Identidade
Ainda segundo Andreia Alves, outros momentos serão organizados para esclarecer outros pontos que são abordados no documento que norteará o ensino médio no estado. Concluída a Consulta Pública, serão sistematizadas as contribuições, realizadas análises e alterações dos textos e o documento será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação (CEE), até o final de setembro, para homologação.
Veja também
Últimas notícias

Após prejuízo, Correios anuncia corte de gastos de R$ 1,5 bi que inclui PDV

Paciente com leucemia aguda necessita de doações de sangue e plaqueta urgentemente

Meio-campista Brayann não vai participar da partida contra o Tombense, afirma CSA

MP participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

MP dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
