Em ação conjunta, PM e órgãos municipais fiscalizam cumprimento do Decreto Emergencial
Equipes percorreram região do Jacintinho orientando feirantes, pedestres e população em geral

A Polícia Militar de Alagoas segue com ações de fiscalização ao cumprimento do Decreto de Situação de Emergência em enfrentamento ao novo coronavírus. Nesta terça-feira (12), uma operação conjunta da PM, com órgãos da Prefeitura Municipal de Maceió, está percorrendo várias ruas do Jacintinho e região, um dos bairros mais populosos da Capital.
As abordagens visam, sobretudo, a conscientização dos cidadãos, que são orientados sobre medidas preventivas, tais como o uso obrigatório de máscaras, cuidados com a higienização e a importância de se evitar aglomerações. No caso do Jacintinho, uma ênfase especial foi dada à região da chamada Feirinha, com foco nos ambulantes, nos feirantes e nos clientes. Além da PM, participam da iniciativa a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS), com seus agentes de fiscalização, e a Guarda Municipal, além da Vigilância Sanitária Municipal.
A operação, realizada na área de cobertura do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), foi comandada pelo tenente-coronel Roberto Júnior. “15 policiais foram empregados neste trabalho, para isto, remanejamos o efetivo dos setores administrativos da unidade. O policiamento ordinário não foi comprometido e transcorre normalmente. Contamos ainda com o reforço de equipes dos batalhões Escolar (BPEsc) e de Radiopatrulha (BPRp)”, enfatizou o oficial superior.
Restrições e recomendações
As operações de fiscalização vão garantir o cumprimento da proibição de circulação de pessoas nos locais determinados pelo decreto, como praças, praias, orlas marítimas, fluviais e lagunares, entre outros espaços públicos. Também haverá operações policiais nos transportes coletivos, em rodovias e em estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, para garantir que todos estejam seguindo as regras – tanto a população quanto os responsáveis pelos estabelecimentos e serviços.
O decreto prevê punições para quem descumprir qualquer uma das medidas, como a aplicação de multa diária de até R$ 50 mil e a prisão de quem for encontrado em flagrante delito (artigos 11º e 12º do Decreto 69.722), seja um cidadão comum ou o responsável por algum estabelecimento ou serviço. A população pode denunciar o descumprimento pelo número 181 - para denunciar pessoas físicas ou eventos programados - ou pelo 190, nesse caso para informar sobre flagrantes de estabelecimentos e empresas que estejam descumprindo as determinações.
Veja também
Últimas notícias

Policiais civis são homenageados com Comenda Fátima Pirauá por atuação em defesa da infância

Seduc realiza levantamento para avaliar danos causados pelas fortes chuvas

Alagoana Marta é eleita a melhor da história do futebol pelo IFFHS

Atalaia marca presença na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Família segue em busca de informações sobre adolescente desaparecido em Penedo

Alagoas entra em alerta máximo devido às fortes chuvas, informa a Semarh
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
