Marx Beltrão reage contra corte de plano de saúde de quem não pode mais pagar
Marx Beltrão apresentou na Câmara Projeto de Lei para evitar que a crise econômica causada pela pandemia provocada pelo coronavírus agrave o atendimento de saúde dos brasileiros
O coordenador da bancada federal alagoana em Brasília, deputado federal Marx Beltrão (PSD) acionou nesta quarta-feira (13) o Ministério da Saúde para que os planos de saúde não suspendam o atendimento dos clientes inadimplentes em virtude da pandemia do coronavírus.
Recentemente foi noticiada a tentativa frustrada de acordo entre a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e as operadoras de saúde do Brasil. Diante do não entendimento, ficou celebrado que os clientes de plano de saúde estão sujeitos a perder a assistência ofertada pelas operadoras após 60 dias de atraso no pagamento de suas faturas mensais.
“Senhor Ministro, é compreensível que as operadoras de saúde do Brasil necessitam de recursos em caixa para viabilizarem o atendimento a sua clientela. Porém, é essencial relembrar que vivemos um momento de pandemia, de isolamento social, de empresas fechadas em diversos segmentos e de estados brasileiros, inclusive, decretando o chamado lockdown” afirmou Marx Beltrão no documento dirigido ao ministro Nelson Teich.
“Ou seja, milhares de famílias clientes de planos de saúde no Brasil estão sem trabalhar e atravessam momentos de infortúnio financeiro, com perdas significativas em seus vencimentos, não podendo arcar com as despesas do dia a dia. São brasileiros e brasileiras que sempre honraram seus compromissos, inclusive com as operadoras de saúde, e que agora por motivo de inadimplência involuntária ficam sujeitos a não receberem os serviços destas empresas” prosseguiu o parlamentar.
“Em assim sendo, solicito que Vossa Senhoria promova esforços para garantir que os clientes das operadoras de saúde, que porventura estejam ou fiquem inadimplentes com estas empresas, tenham garantido o seu direito à ampla e irrestrita assistência médica de acordo com a cobertura contratual celebrada entre as partes”, apelo Marx Beltrão. O deputado alagoano, inclusive, já havia protocolado Projeto de Lei com o mesmo pleito.
Projeto de Lei
Ainda em abril, Marx Beltrão apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) nº 1477/20. O objetivo da proposição legislativa é evitar que a crise econômica causada pela pandemia provocada pelo coronavírus agrave ainda mais o atendimento de saúde dos brasileiros. A proposta do PL é justamente proibir a rescisão de contratos de planos de saúde por falta de pagamento enquanto perdurar o estado de calamidade de que trata o Decreto Legislativo nº 6, de 2020.
“Queremos que este Projeto de Lei defenda as pessoas que tiveram sua renda comprometida por causa das medidas de isolamento, garantindo-lhes o atendimento em saúde privada suplementar. Muitos brasileiros tiveram e estão tendo que optar entre fazer a feira de mantimentos básicos e pagar o plano de saúde. E não podemos admitir que esse serviço das operadoras seja suspenso logo agora” disse Marx Beltrão na oportunidade.
Veja também
Últimas notícias
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
[Vídeo] ALE discute projeto que autoriza parada fora do ponto em transportes intermunicipais
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
