Alagoas alcança 1º lugar em ranking de transparência sobre coronavírus no Brasil
Índice avalia nacionalmente a qualidade dos dados e informações relativas à pandemia da Covid-19

Alagoas alcançou o primeiro lugar entre os estados mais transparentes do Brasil em relação à divulgação de dados sobre a pandemia do novo coronavírus. É o que apontou o último relatório do Índice de Transparência da Covid-19, divulgado nesta quinta-feira (14), pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR).
De acordo com o levantamento, o estado conseguiu atingir 98 pontos de um total de 100 estabelecidos pela instituição para o ranking. O índice leva em consideração os boletins e informativos epidemiológicos, painéis, relatórios, entre outras publicações de portais de saúde e de órgãos ligados à produção de dados no âmbito da esfera pública.
Responsável pela disponibilização de dados em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), por meio da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), monitorou o levantamento para atender aos requisitos estabelecidos e prestar informações cada vez mais completas à sociedade.
"É uma posição muito importante para o nosso Estado e demonstra que o trabalho em busca da transparência é uma prioridade", observa o governador Renan Filho.
O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, reforça a importância da transparência nos dados e acesso à informação nesse período crítico de pandemia. "A gestão pública moderna exige que um dos princípios mais importantes seja o princípio da transparência. A gente tem atuado com muito equilíbrio, com muita serenidade, ouvindo a ciência, mas principalmente, priorizando o acesso aos dados", afirma.
Além do portal Alagoas Contra o Coronavírus, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Comunicação, que divulga diariamente informações sobre a situação da pandemia no estado, os alagoanos também passaram a contar com o Painel Covid-19, uma plataforma interativa que reúne diversos dados relacionados ao coronavírus. A ferramenta, que vem recebendo atualizações desde a sua criação, está em formato de dados abertos e conta com mapas, visualização dos dados por município, por bairro, por sexo, por idade, entre outras coisas.
“O Estado tem feito um movimento gigantesco para atualizar a população alagoana, diariamente, com informações sobre a pandemia do novo coronavírus. É um trabalho bastante minucioso e sobre o qual as equipes técnicas se debruçam com muito afinco para que possamos assegurar cada vez mais qualidade na entrega de dados. Para nós, este é um reconhecimento muito simbólico e que representa o quanto temos nos empenhado em garantir informação atual e segura para ultrapassarmos este momento”, pontua o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
