PM divulga balanço semanal das ações para o cumprimento do decreto de isolamento social
Durante essa 8ª semana de vigência do Decreto, a PM verificou 254 denúncias na área da Grande Maceió
Equipes da Polícia Militar de Alagoas, em parceria com órgãos estaduais e municipais, têm realizado diariamente fiscalizações como forma de prevenção a proliferação da doença Covid-19. Ainda assim, algumas pessoas insistem em descumprir as determinações estabelecidas desde o dia 21 de março, como a suspensão do funcionamento de bares, por exemplo. Ao todo, durante essa 8ª semana de vigência do Decreto, a Polícia Militar verificou 254 denúncias na área da Grande Maceió.
A população tem cumprido um papel importante nesta luta, seja ficando em casa ou denunciando por meio dos telefones 190 e 181. A Secretaria de Estado da Segurança Pública salienta que o número 190 é indicado para situações de flagrante, como, por exemplo, um estabelecimento comercial não listado na portaria como serviço essencial e que está atendendo o público normalmente. Já o Disque-denúncia, o 181, é mais indicado para receber denúncias de ações que foram divulgadas para ocorrer, como um show.
As denúncias foram averiguadas em situações envolvendo, em sua maioria, atividades esportidas e/ou aglomerações em área pública (170), como também a abertura irregular de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares (57); templos, igrejas e demais instituições religiosas (seis); museus, cinemas e outros equipamentos culturais, públicos e privados (três); academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares (seis); lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada (12); shoppings centers, galerias/centros comerciais e estabelecimentos congêneres; ou qualquer atividade de comércio nas praias, lagoas, rios e piscinas públicas ou outros locais (uma).
As equipes estão realizando o policiamento ostensivo e ainda serviços destinados ao cumprimento do Decreto governamental com ações como a fiscalização quanto a restrição do transporte rodoviário intermunicipal. OBatalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) tem feito barreiras sanitárias.
Nos casos em que a guarnição constata que o estabelecimento está aberto, seu proprietário é sendo orientado para que o feche, em caso de negativa, o indivíduo poderá ser autuado pelos crimes de desobediência e por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Ambos estão previstos no Código Penal.
“Nosso trabalho é para inibir o avanço da Covid-19 e a Polícia Militar está nessa força-tarefa e irá dar continuidade nas fiscalizações, a fim de que as normas estabelecidas no decreto sejam fielmente cumpridas. Continuaremos atuando de forma preventiva, conscientizando as pessoas, e caso não surta efeito, passaremos a usar a força da lei, para coibir os abusos”, destacou o comandante-geral, coronel Marcos Sampaio.
O trabalho, divididos em dois turnos, mobilizou diariamente mais de 660 policiais militares das Unidades Operacionais e Especializadas do Comando de Policiamento da Capital (CPC), bem como o emprego da Força Tarefa. As ações se estendem também por municípios do interior do Estado.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
