Novo decreto estende medidas de isolamento social em Alagoas
“Vamos deixar as medidas extremas para momentos extremos”, disse o governador
O decreto do Estado para combater a pandemia da Covid-19 prorroga até o dia 31 de maio as medidas de isolamento social. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho (MDB) durante coletiva de imprensa na noite desta quarta-feira (20).
As medidas seguem as mesmas do anterior, mas segundo chefe do Executivo Estadual a principal mudança será na abordagem e fiscalização do cumprimento. “Iremos intensificar na região metropolitana de Maceió e na cidade de Arapiraca, onde os casos estão aumentando”.
Ele também não negou que outras medidas podem ser adotadas. “A doença é dinâmica e estamos vendo os casos aumentarem no interior. Vamos deixar as medidas extremas para momentos extremos”, completou.
Com isso, seguem proibidas as aglomerações em via pública em geral, assim como acesso à orla lagunar, marítima e praças.
Sobre os protestos realizados contra o isolamento social, como o ocorrido hoje na Avenida Fernandes Lima, Renan Filho disse que a Polícia Militar deve atuar nesse tipo de situação.
O chefe do Executivo Estadual alertou que os hospitais particulares já estão com seus leitos ocupados e que a rede pública também está chegando ao seu limite.
“ Alagoas ganhou um novo fôlego com a abertura de novos leitos no Hospital Metropolitano, enquanto tenta diminuir o número de casos”, completou.
Novo protocolo no uso de cloroquina
Renan Filho anunciou que está em diálogo com a Sociedade de Infectologia de Alagoas sobre o uso da cloroquina e hidroxicloroquina.
“O medicamento já está sendo usado no Estado. Não temos interesse em restringir a sua utilização”, disse.
Alexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde, lembrou que o médico é quem decide a utilização da cloroquina. “Ele é o profissional adequado para prescrever”.
Ambos informaram que um protocolo de utilização da cloroquina em Alagoas deve ser publicado até o fim da semana.
Conversa com Jair Bolsonaro
O governador disse que conversou pelo telefone com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a manhã e que o Ministério da Saúde se comprometeu em encaminhar até o fim da semana os respiradores prometidos.
Os motivos dados pelo Governo Federal para a não entrega seriam a quantidade dos equipamentos, que ainda é pouca, e que o Ministério da Saúde priorizou os Estados em situação mais crítica.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
