Alagoas tem 389 pretendentes e 32 crianças aptas para adoção
Dados constam no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento

Alagoas tem hoje 464 crianças em unidades de acolhimento e 32 aptas para adoção. Em todo o Brasil são 5.069 à espera de um novo lar. Os dados constam no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ainda segundo o SNA, são 389 pretendentes no estado. Desde o ano passado, 22 crianças foram adotadas em Alagoas pelo Cadastro Nacional de Adoção.
De acordo com a juíza Fátima Pirauá, titular da 28ª Vara Cível da Capital - Infância e Juventude, o perfil de criança desejado pelos pretendentes ainda é o principal obstáculo para que as adoções se concretizem.
"Há a criança idealizada e há a criança real. São poucas as crianças com menos de seis anos nas unidades de acolhimento e esse ainda é o principal perfil que as pessoas querem", disse a magistrada, que está à frente da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ).
Para a juíza, é importante que as pessoas abram um pouco mais o coração e pensem na possibilidade de adotar crianças de mais idade ou até mesmo adolescentes. "Quem quer adotar está com o coração cheio de amor para criar um filho, para ser pai e ser mãe. Então, que pensem na adoção tardia porque essas crianças e adolescentes têm direito a ter uma família".
No ano passado, o Judiciário de Alagoas lançou a campanha "Adoções Possíveis", para incentivar a adoção tardia no estado. Em parceria com a CEIJ, a Diretoria de Comunicação do TJAL produziu vídeos de adolescentes que estão em unidades de acolhimento e desejam ter uma família. Confira aqui os depoimentos.
Adoção e apadrinhamento
Quem deseja informações sobre adoção e apadrinhamento pode conferir folder produzido pela 28ª Vara Cível da Capital, também em parceria com a Dicom.
Veja também
Últimas notícias

Quatro suspeitos de assalto são presos em Delmiro Gouveia

FIPI 2025 começa neste domingo com atrações nacionais e segurança reforçada

Após acidente de trabalho fatal, perito criminal alerta sobre perigos em serviços residenciais e em estabelecimento

VII Fórum Estadual de Autodefensores é sediado pela Pestalozzi de São Sebastião

Ronda no Bairro atende ocorrência de surto psicótico e aciona rede de apoio em Marechal Deodoro

Ação integrada prende jovem após agressões com pedras na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
