Adoção do novo modelo de placa será implantada em Alagoas a partir do dia (17)
Transição será feita a partir do dia 17 deste mês para os casos de primeiro emplacamento, transferência de município ou estado e caso de furto ou dano extenso à placa
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (03), a portaria referente ao processo de credenciamento e adequação de empresas Estampadoras de Placas de Identificação Veicular (PIV). A adoção do novo modelo de placa será implantada em Alagoas até o próximo dia (17) seguindo o prazo de prorrogação, encaminhado por meio de ofício, pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O chefe de controle de veículos do Detran/AL, Sérgio Adriano, ressalta a importância das empresas estarem atentas às exigências que constam na portaria. “É fundamental verificar a documentação necessária que consta na resolução nº 780 do Conselho Nacional de Trânsito e o prazo estabelecido. Lembrando que a documentação tem que está dentro da validade. Cumprindo essa etapa dos documentos, nós iremos analisar a questão física e dos equipamentos das empresas, porém, é essencial que no momento da solicitação, a papelada já esteja revisada para que o processo possa ser acelerado.
De acordo com a portaria, a estampagem da PIV é de responsabilidade da empresa estampadora credenciada, sem qualquer ônus para o Detran/AL, devendo arcar com os custos de todos os materiais necessários para a perfeita execução dos serviços. O interessado em credenciar sua empresa deverá requerer o pedido junto ao setor de protocolo da autarquia, localizado Avenida Menino Marcelo, 99, Cidade Universitária.
O prazo de validade do credenciamento será de cinco anos, podendo ser cassado a qualquer tempo, caso não sejam mantidos, no todo ou em parte, os requisitos exigidos para o credenciamento, mediante apuração em processo administrativo, garantido o contraditório e a ampla defesa.
O diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, salienta que a prorrogação do procedimento de transição para implementação da nova PIV, no estado de Alagoas, foi em razão da solicitação das empresas estampadoras, que ainda estavam atualizando documentações e infraestrutura para cumprir com as novas medidas, sem que houvesse prejuízo para os usuários.
O gestor do órgão reforça ainda, que a população alagoana não precisa se preocupar, tendo em vista, que a mudança será apenas para casos específicos.
“A partir do dia 17 deste mês já iremos iniciar o processo. Lembrando, que para o dono do veículo a mudança não é imediata. A nova placa passa a ser obrigatória em caso de primeiro emplacamento, e para os transferidos de município ou estado. A troca também é necessária em caso de furto ou dano extenso à placa, que dificulte a leitura. Proprietários de veículos já emplacados não precisam se preocupar. Carros com a atual placa cinza podem continuar circulando até o fim da vida útil do veículo”.
FISCALIZAÇÃO
A fiscalização e o acompanhamento da execução das atividades das empresas credenciadas serão feitos por uma comissão composta de servidores da autarquia, utilizando-se de todos os meios administrativos e legais necessários para este fim.
O departamento apreenderá imediatamente placas e/ou tarjetas irregulares ou confeccionadas em desacordo com as normas do Contran, independente de apuração de responsabilidades nas esferas competentes, instaurando imediatamente o procedimento cabível.
Veja também
Últimas notícias
EUA, Rússia e Ucrânia encerram reuniões sem acordo sobre fim da guerra
França: 11 suspeitos são presos de morte de militante de ultradireita
Comoção marca sepultamento de Edlúcio Donato, liderança do Podemos em Maceió
Deputados retomam trabalho na Assembleia Legislativa com foco nas urnas
Arapiraquense necessita de doações de sangue para conseguir passar por cirurgia cardíaca em Maceió
Presidente do Solidariedade entra na briga por cadeira na Câmara Federal
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
