Samu Alagoas oferece apoio psicológico para servidores
Serviço irá irá ajudar os profissionais do órgão
O equilíbrio emocional se faz necessário em todos os aspectos e áreas da vida, especialmente nos serviços de saúde, em que os profissionais lidam com situações difíceis, às vezes até dramáticas. É o que ocorre agora, com mais intensidade, devido à pandemia do novo coronavírus. Com a preocupação de auxiliar psicologicamente os servidores, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas implantou o setor de Psicologia na Central Maceió.
O serviço foi viabilizado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é ligado à coordenação de Gestão de Pessoas da Central Maceió e é composto por duas psicólogas para atender os socorristas durante os plantões.
Segundo Josileide Silva, supervisora-geral do Samu Alagoas, o setor foi pensado devido à emergência epidemiológica causada pela Covid-19 – uma nova realidade que está gerando um grande desgaste nas equipes. “Nossos socorristas têm testemunhado diariamente o medo, a insegurança e o sofrimento de pacientes confirmados ou suspeitos do novo coronavírus, além de lidar com todas as outras dificuldades que são inerentes ao atendimento pré-hospitalar. Toda essa carga acaba gerando um desgaste emocional e psicológico em nossos profissionais”, explica.
As psicólogas estão fazendo intervenções em grupos, indo nos alojamentos e nos ambientes de descanso, e conversando com os socorristas, antes e após as ocorrências. Para Diana Dine, psicóloga da Sesau, o intuito do serviço é trabalhar a regulação emocional dos servidores, especialmente dos profissionais que estão lidando diretamente com as ocorrências de Covid-19.
“Estamos fazendo uma busca ativa dos servidores, apresentando um pouco de como está funcionando o setor. Fazemos uma abordagem na saída das equipes para as ocorrências, buscando informações de como os socorristas estão emocionalmente, naquele momento, e também quando eles retornam, para saber como foi a ocorrência, se houve alguma mudança no estado emocional”, explica.
“Quando os profissionais nos procuram, ou quando percebemos alguma alteração emocional, como sinais de ansiedade e taquicardia, nós realizamos técnicas de respiração para tranquilizar o servidor e também fazemos orientações de como eles podem se comportar diante de algumas situações”, disse a psicóloga.
O setor também vai realizar atendimentos clínicos, sem caráter terapêutico, com agendamentos pelo telefone (82) 3315-1165 para os profissionais do Samu.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
