Samu Alagoas oferece apoio psicológico para servidores
Serviço irá irá ajudar os profissionais do órgão
O equilíbrio emocional se faz necessário em todos os aspectos e áreas da vida, especialmente nos serviços de saúde, em que os profissionais lidam com situações difíceis, às vezes até dramáticas. É o que ocorre agora, com mais intensidade, devido à pandemia do novo coronavírus. Com a preocupação de auxiliar psicologicamente os servidores, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas implantou o setor de Psicologia na Central Maceió.
O serviço foi viabilizado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é ligado à coordenação de Gestão de Pessoas da Central Maceió e é composto por duas psicólogas para atender os socorristas durante os plantões.
Segundo Josileide Silva, supervisora-geral do Samu Alagoas, o setor foi pensado devido à emergência epidemiológica causada pela Covid-19 – uma nova realidade que está gerando um grande desgaste nas equipes. “Nossos socorristas têm testemunhado diariamente o medo, a insegurança e o sofrimento de pacientes confirmados ou suspeitos do novo coronavírus, além de lidar com todas as outras dificuldades que são inerentes ao atendimento pré-hospitalar. Toda essa carga acaba gerando um desgaste emocional e psicológico em nossos profissionais”, explica.
As psicólogas estão fazendo intervenções em grupos, indo nos alojamentos e nos ambientes de descanso, e conversando com os socorristas, antes e após as ocorrências. Para Diana Dine, psicóloga da Sesau, o intuito do serviço é trabalhar a regulação emocional dos servidores, especialmente dos profissionais que estão lidando diretamente com as ocorrências de Covid-19.
“Estamos fazendo uma busca ativa dos servidores, apresentando um pouco de como está funcionando o setor. Fazemos uma abordagem na saída das equipes para as ocorrências, buscando informações de como os socorristas estão emocionalmente, naquele momento, e também quando eles retornam, para saber como foi a ocorrência, se houve alguma mudança no estado emocional”, explica.
“Quando os profissionais nos procuram, ou quando percebemos alguma alteração emocional, como sinais de ansiedade e taquicardia, nós realizamos técnicas de respiração para tranquilizar o servidor e também fazemos orientações de como eles podem se comportar diante de algumas situações”, disse a psicóloga.
O setor também vai realizar atendimentos clínicos, sem caráter terapêutico, com agendamentos pelo telefone (82) 3315-1165 para os profissionais do Samu.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
