Sessões virtuais garantem o contato entre socioeducandos e Judiciário
Uso da tecnologia é alternativa para o atendimento durante o período de isolamento social
Em tempos de isolamento social, o projeto de sessões virtuais Roda de Conversas na Socioeducação aproxima o Poder Judiciário do Sistema Socioeducativo de Alagoas.
Iniciativa do Ministério Público Estadual de Alagoas em parceria com a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), ligada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o projeto viabiliza a comunicação virtual entre o sistema de justiça e os adolescentes que cumprem medidas de internação em unidades do Estado.
A titular da 12ª Promotoria de Justiça da Capital, Marília Cerqueira, autora do projeto, explica que a ideia surgiu da necessidade de estratégias alternativas para manter o atendimento aos adolescentes durante o período de enfrentamento à Covid-19, uma vez que tanto o sistema socioeducativo quanto o Poder Judiciário adotaram medidas restritivas de contato em virtude do risco de contaminação. Ela ressalta ainda o pioneirismo do projeto de comunicação a distância voltado para jovens privados de liberdade.
“Frente a toda essa configuração, nós buscamos uma forma de construir um diálogo contínuo e permanente onde pudéssemos alinhar todo o desenvolvimento das medidas, especialmente da medida de internação, aproximando os socioeducandos do sistema de justiça, o que é um direito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Com esse contato, também buscamos manter uma relação horizontal e de respeito com as equipes técnicas das Unidades de Internação”, explica a promotora.
Videoconferências semanais
Os encontros virtuais acontecem três vezes por semana por meio de videoconferência e contam com a atuação do juiz Ney Alcântara (1ª Vara da Infância e Juventude da Capital), do defensor público Fábio Passos e da representante do Ministério Público. Os socioeducandos são atendidos em pequenos grupos, obedecendo as normas de distanciamento social, contemplando todas as Unidades de Internação.
“Vamos ouvindo paulatinamente um adolescente de cada vez, alojamento por alojamento, e examinando as situações processuais dos jovens. O setor pedagógico da Sumese é responsável por viabilizar a execução para atingir os objetivos propostos e o resultado tem sido maravilhoso. Conseguimos também três notebooks sob termo de comodato que irão facilitar o trabalho nas unidades externas”, disse Marília.
É importante lembrar que o Judiciário continua funcionando de maneira remota e que as audiências seguem acontecendo dentro do prazo determinado. No entanto, as Rodas de Conversa têm contribuído significativamente para agilizar processos em andamento, como conta o supervisor de Cultura, Esporte e Lazer da Seprev, Thiago Santos Silva.
“Através das Rodas de Conversa já conseguimos agilizar o desligamento de adolescentes, acelerar a busca por familiares do interior, trazer esclarecimentos sobre avaliação, entre outras questões pertinentes. Além disso, as reuniões têm sido muito importantes para que os adolescentes se sintam assistidos por essas esferas da lei mesmo diante do isolamento social”, ressalta o supervisor.
Para além do campo processual, os encontros a distância trazem esclarecimentos acerca da atual situação do Brasil e do mundo para que os socioeducandos entendam o porquê das medidas de segurança e do isolamento social pelo qual estão passando desde o dia 23 de março, quando foi publicado o primeiro decreto governamental.
Veja também
Últimas notícias
Muda de Ipê recém plantada no novo Mirante da Santa Amélia é furtada
DMTT reordena circulação veículos pesados no entorno do Mercado da Produção
Cabo Bebeto é o único parlamentar estadual de Alagoas presente em caminhada rumo a Brasília
Maragofé 2026 inicia nesta quinta-feira (22) com muita evangelização no Litoral Norte
Renan Filho cumpre agenda em Maceió e acompanha cerimônia do Minha Casa, Minha Vida com Lula
Bloco MaragogiON anuncia 3ª edição consecutiva e promete o maior desfile da história em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
