Política

Marx Beltrão diz que “já passou da hora de enfrentarmos este problema”

Por causa da pandemia, escolas suspenderam as aulas presenciais e passaram a buscar formas alternativas

Por Assessoria 17/06/2020 17h05
Marx Beltrão diz que “já passou da hora de enfrentarmos este problema”
Marx Beltrão - Foto: Roberto Castro

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) defendeu nesta quarta-feira (17) um amplo planejamento por parte das autoridades para que sejam encontrados meios para a retomada das aulas na rede pública de educação brasileira, em especial de modo remoto ou on line. De acordo com o parlamentar, há entraves como a falta de internet nas escolas, de acesso à rede em casa e também de inexistência de laptops e computadores nas residências de docentes e de estudantes, “mas já passou da hora de enfrentarmos este problema, e tenho defendido esta bandeira na Comissão de Educação da Câmara”, afirmou o parlamentar.

“É fundamental um planejamento urgente para a retomada das aulas. Os estudantes já foram muito prejudicados. E a nossa rede pública de ensino precisa se recuperar. As escolas da rede privada já estão tendo aula online e a rede pública, infelizmente, ainda não está preparada para o ensino remoto. Falta internet e equipamentos para professores, alunos e escolas. Esse tem que ser o foco do investimento em Educação. É uma nova prioridade que se impõe”, destacou Marx Beltrão.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, escolas suspenderam as aulas presenciais e passaram a buscar formas alternativas de manter o processo de ensino-aprendizagem durante a quarentena: usam principalmente aplicativos e plataformas on-line. A estratégia adotada, no entanto, escancara a desigualdade e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e professores de colégios públicos – acesso limitado à internet, falta de computadores e de espaço em casa, problemas sociais, sobrecarga de trabalho docente e baixa escolaridade dos familiares.

“Se estudantes e professores não têm computadores e acesso à internet, é preciso fazer com que eles tenham. Se não é possível retomar de imediato as aulas de modo presencial, algo precisa ser feito para que os estudantes, principalmente os da rede pública e os mais vulneráveis, não sejam prejudicados. Cabe aos municípios, estados e à União atuarem de modo articulado com este fim. Já sabemos os efeitos perversos da pandemia e devemos primar pela saúde, mas também precisamos zelar pela educação de nossa gente”, defendeu o deputado federal.

Aulas Presenciais

Também nesta quarta-feira (17), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) divulgou algumas diretrizes elaboradas para o retorno às aulas presenciais no País. Os secretários estaduais não têm previsão de datas para a volta, mas elaboraram a cartilha nacional para que Estados façam adaptações às realidades locais, principalmente em relação às ações sanitárias. O documento dedica grande espaço a medidas pedagógicas.

Segundo o Consed, quando forem retomadas as aulas presenciais nas escolas terão menos alunos por sala e só atividades individuais, nada de trabalhos em grupo. Haverá rodízio entre estudantes em sala e em casa, com continuidade das atividades online. No intervalo, refeitórios terão lugares marcados para que estudantes mantenham a distância entre si. Cada um deverá ter a própria garrafinha de água. Podem ocorrer aulas de reposição aos sábados ou em outros períodos. Professores e alunos devem usar máscaras o tempo todo.