Marx Beltrão diz que “já passou da hora de enfrentarmos este problema”
Por causa da pandemia, escolas suspenderam as aulas presenciais e passaram a buscar formas alternativas
O deputado federal Marx Beltrão (PSD) defendeu nesta quarta-feira (17) um amplo planejamento por parte das autoridades para que sejam encontrados meios para a retomada das aulas na rede pública de educação brasileira, em especial de modo remoto ou on line. De acordo com o parlamentar, há entraves como a falta de internet nas escolas, de acesso à rede em casa e também de inexistência de laptops e computadores nas residências de docentes e de estudantes, “mas já passou da hora de enfrentarmos este problema, e tenho defendido esta bandeira na Comissão de Educação da Câmara”, afirmou o parlamentar.
“É fundamental um planejamento urgente para a retomada das aulas. Os estudantes já foram muito prejudicados. E a nossa rede pública de ensino precisa se recuperar. As escolas da rede privada já estão tendo aula online e a rede pública, infelizmente, ainda não está preparada para o ensino remoto. Falta internet e equipamentos para professores, alunos e escolas. Esse tem que ser o foco do investimento em Educação. É uma nova prioridade que se impõe”, destacou Marx Beltrão.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, escolas suspenderam as aulas presenciais e passaram a buscar formas alternativas de manter o processo de ensino-aprendizagem durante a quarentena: usam principalmente aplicativos e plataformas on-line. A estratégia adotada, no entanto, escancara a desigualdade e as dificuldades enfrentadas pelos estudantes e professores de colégios públicos – acesso limitado à internet, falta de computadores e de espaço em casa, problemas sociais, sobrecarga de trabalho docente e baixa escolaridade dos familiares.
“Se estudantes e professores não têm computadores e acesso à internet, é preciso fazer com que eles tenham. Se não é possível retomar de imediato as aulas de modo presencial, algo precisa ser feito para que os estudantes, principalmente os da rede pública e os mais vulneráveis, não sejam prejudicados. Cabe aos municípios, estados e à União atuarem de modo articulado com este fim. Já sabemos os efeitos perversos da pandemia e devemos primar pela saúde, mas também precisamos zelar pela educação de nossa gente”, defendeu o deputado federal.
Aulas Presenciais
Também nesta quarta-feira (17), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) divulgou algumas diretrizes elaboradas para o retorno às aulas presenciais no País. Os secretários estaduais não têm previsão de datas para a volta, mas elaboraram a cartilha nacional para que Estados façam adaptações às realidades locais, principalmente em relação às ações sanitárias. O documento dedica grande espaço a medidas pedagógicas.
Segundo o Consed, quando forem retomadas as aulas presenciais nas escolas terão menos alunos por sala e só atividades individuais, nada de trabalhos em grupo. Haverá rodízio entre estudantes em sala e em casa, com continuidade das atividades online. No intervalo, refeitórios terão lugares marcados para que estudantes mantenham a distância entre si. Cada um deverá ter a própria garrafinha de água. Podem ocorrer aulas de reposição aos sábados ou em outros períodos. Professores e alunos devem usar máscaras o tempo todo.
Últimas notícias
Zé Felipe realiza sonho inusitado e deixa Ana Castela chocada
CEO descobre traição e causa polêmica ao demitir funcionários: entenda
Operação Rastreio em AL e mais dez estados mira revenda de celulares roubados
MEC avalia realizar prova do Enem em outros países do Mercosul
Defesa de Bolsonaro vai entrar com novos recursos, mas já prepara laudos médicos para prisão domiciliar
Homem é preso pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
