Alô Saúde já esclareceu dúvidas sobre Covid-19 a mais de 9.600 usuários
Criado há 80 dias, serviço funciona pelo telefone e plataforma no site da Sesau
Em 80 dias de funcionamento, o Alô Saúde já atendeu 9.607 usuários. O serviço de telemedicina foi criado em 27 de março, para esclarecer dúvidas sobre sintomas, fluxo de atendimento nas unidades e como evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
Lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o serviço atende diariamente, 24 horas por dia, através do telefone 0800 082 0019 ou por meio de uma plataforma online, disponível pelo site www.saude.al.gov.br. Ao acionar o serviço, um médico irá atender o usuário, orientando-o sobre a sintomatologia da Covid-19, quais unidades devem ser procuradas, no caso de intensificação dos sintomas e quais delas realizam o teste rápido. Os médicos que atuam no Alô Saúde foram cedidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atuam em regime de plantão.
Funcionamento
A partir do momento em que um usuário aciona o Alô Saúde, um médico responde com o envio de um link por SMS ou WhatsApp. Ao ser acessado, será georreferenciado por um mapa o local onde o autor da ligação está, mostrando se a região de origem possui algum caso da doença, facilitando as orientações que serão prestadas pelo profissional.
Conforme o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Alô Saúde também tem evitado a propagação de notícias falsas, as chamadas fakes news, que desinformam a população. “Por meio dele, esclarecemos muitas informações à população e, inclusive, evitamos que pessoas se desloquem às unidades de saúde sem necessidade, principalmente para se submeterem ao teste rápido, que só deve ser realizado a partir do oitavo dia do início dos sintomas da doença, evitando resultado falso negativo”, salientou.
Das 9.607 pessoas atendidas nos últimos dois meses e meio, 1.045 acionaram o Alô Saúde em março. No mês seguinte foram 1.988 assistências prestadas e, em maio, 5.031 usuários ligaram para o 0800 082 0019 ou acionam o site da Sesau. Este mês, entre os dias 1º e 16, foram atendidas 1.543 pessoas, conforme balanço divulgado pela Sesau.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Apenas um em cada quatro trabalhadores por conta própria tem CNPJ
Polícia deflagra Operação Folhas Secas e cumpre mandado contra organização criminosa em Santana Ipanema
Recém-nascida é encontrada dentro da descarga de vaso sanitário na Tailândia
TikToker com mais de 1,5 milhão de seguidores posta 'invasão' a mansão abandonada de príncipe saudita
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
