Alô Saúde já esclareceu dúvidas sobre Covid-19 a mais de 9.600 usuários
Criado há 80 dias, serviço funciona pelo telefone e plataforma no site da Sesau

Em 80 dias de funcionamento, o Alô Saúde já atendeu 9.607 usuários. O serviço de telemedicina foi criado em 27 de março, para esclarecer dúvidas sobre sintomas, fluxo de atendimento nas unidades e como evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
Lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o serviço atende diariamente, 24 horas por dia, através do telefone 0800 082 0019 ou por meio de uma plataforma online, disponível pelo site www.saude.al.gov.br. Ao acionar o serviço, um médico irá atender o usuário, orientando-o sobre a sintomatologia da Covid-19, quais unidades devem ser procuradas, no caso de intensificação dos sintomas e quais delas realizam o teste rápido. Os médicos que atuam no Alô Saúde foram cedidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atuam em regime de plantão.
Funcionamento
A partir do momento em que um usuário aciona o Alô Saúde, um médico responde com o envio de um link por SMS ou WhatsApp. Ao ser acessado, será georreferenciado por um mapa o local onde o autor da ligação está, mostrando se a região de origem possui algum caso da doença, facilitando as orientações que serão prestadas pelo profissional.
Conforme o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Alô Saúde também tem evitado a propagação de notícias falsas, as chamadas fakes news, que desinformam a população. “Por meio dele, esclarecemos muitas informações à população e, inclusive, evitamos que pessoas se desloquem às unidades de saúde sem necessidade, principalmente para se submeterem ao teste rápido, que só deve ser realizado a partir do oitavo dia do início dos sintomas da doença, evitando resultado falso negativo”, salientou.
Das 9.607 pessoas atendidas nos últimos dois meses e meio, 1.045 acionaram o Alô Saúde em março. No mês seguinte foram 1.988 assistências prestadas e, em maio, 5.031 usuários ligaram para o 0800 082 0019 ou acionam o site da Sesau. Este mês, entre os dias 1º e 16, foram atendidas 1.543 pessoas, conforme balanço divulgado pela Sesau.
Veja também
Últimas notícias

Jovem é flagrado pichando árvore e pista de caminhada em Palmeira dos Índios

Acusado de tráfico de drogas é preso no bairro Clima Bom, parte alta de Maceió

Petrobras terá que pagar R$ 36 milhões por danos ambientais

Homem é preso por porte irregular de arma de fogo no bairro Santos Dumont, em Maceió
PCdoB questiona na Justiça lei que cria dia em homenagem às vítimas do comunismo

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
