Crimes de estelionato e perturbação do sossego podem ser denunciados pela Delegacia Interativa
Site pode ser acessado pelo computador, celular ou tablet
A Delegacia Interativa, da Polícia Civil de Alagoas, aumentou os serviços oferecidos. Agora, os crimes de estelionato e perturbação do sossego podem ser denunciados e o boletim de ocorrência feito de forma online, sem precisar ir até uma Delegacia física.
A Delegacia Interativa pode ser acessada por qualquer dispositivo – computador, celular, tablet – e já fazia o registro de Roubo e Furto à pessoa, Perda ou Extravio, Roubo à residência, Calúnia, Injúria e Difamação; Maria da Penha (Calúnia, Injúria, Difamação e Ameaça), Dano, Maus Tratos de Animais, Acidente de Trânsito (sem vítima), Violação de Domicílio, Desaparecimento e Encontro de Pessoa. O site para a denúncia é o www.delegaciainterativa.al.gov.br
O Boletim de Ocorrência feito na Delegacia Interativa tem o mesmo valor do registrado de forma presencial nas unidades físicas da Polícia Civil, pois, para isso, há uma equipe de policiais civis que, após análise, valida o documento ou tira dúvidas quanto às informações relatadas, e envia ao solicitante o número do protocolo, através do e-mail colocado por ele durante o registro, dando a comodidade para que o BO seja impresso de onde a vítima esteja.
“No caso on-line, no início eram duas modalidades criminosas (furto e extravio), hoje, com esta nova inserção, já são 20 tipos penais que podem ter os Boletins de Ocorrência (BOs) registrados por meio deste recurso tecnológico, pela internet”, pontuou o delegado-geral da PC de Alagoas, Paulo Cerqueira.
Ele disse, ainda, que, recentemente, para contribuir com a luta pelo fim da violência contra a mulher, a Polícia Civil disponibilizou naturezas criminais apropriadas para os registros de violência doméstica, bem como um ambiente que visa a orientação e o acolhimento e inseriu campo especifico para o registro de crimes da Lei Maria da Penha, a exemplo de calúnia, injúria, difamação e ameaça. “Já orientamos ao setor que busque viabilizar ainda mais os serviços ofertados”, acrescentou o delegado-geral.
A busca pelos serviços da Delegacia Interativa tem crescido bastante. Em todo o ano de 2019 foram cadastrados 40.523 registros. Em 2020, até o momento, já foram contabilizados cerca de 30 mil registros. A cada nova funcionalidade inserida, em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), os índices de utilização aumentam de forma exponencial.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
