Morre o ator Ian Holm, o Bilbo Bolseiro da saga 'O Senhor dos Anéis'
O agente do ator confirmou a notícia ao jornal The Guardian
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ator britânico Ian Holm, conhecido por viver Bilbo em "O Senhor dos Anéis" e Ash em "Alien, O Oitavo Passageiro", morreu, aos 88 anos, nesta sexta-feira (19). O agente do ator confirmou a notícia ao jornal The Guardian, citando complicações de Parkinson como causa da morte.
"Ele morreu pacificamente no hospital, com sua família e seu cuidador. Ian era charmoso, gentil e talentoso, e vamos sentir falta muita dele", escreveu o agente.
Holm nasceu em 12 de setembro de 1931, na cidade de Goodmayes. O filho de médicos escoceses foi indicado ao Oscar e venceu um Bafta por seu papel em "Carruagens de Fogo", um dos filmes de esporte mais célebres do cinema.
O ator também ganhou um Tony, considerado o maior prêmio do teatro americano, em 1967, pelo papel na peça "The Homecoming", de Harold Pinter.
BOLBO
A conexão de Holm com "O Senhor dos Anéis" é mais antiga do que a trilogia cinematográfica dirigida por Peter Jackson. Em 1981, quando a BBC produziu uma adaptação para o rádio da obra de J.R.R. Tolkien, ele foi o escolhido para dar voz a Frodo.
Trinta anos depois, ele virou o tio de Frodo, Bilbo Bolseiro, nos três filmes lançados entre 2001 e 2003 -o último, "O Retorno do Rei", venceu o prêmio de melhor elenco no SAG Awards.
Holm ainda reprisou o papel em dois filmes de "O Hobbit", trilogia prelúdio dirigida por Peter Jackson entre 2012 e 2014. Nos longas, Martin Freeman interpretou o jovem Bilbo.
ASH
No clássico "Alien: O Oitavo Passageiro", que deu o pontapé inicial à franquia espacial, Holm interpretou Ash, o chefe de ciência da nave Nostromo.
Em uma das cenas mais memoráveis do filme, o personagem é revelado como um androide.
O monólogo entregue pelo personagem após ser "reativado", com a cabeça biônica separada do corpo, é uma das imagens indeléveis do longa de Ridley Scott. Ash só reapareceu no videogame "Alien: Isolation", de 2014, sendo que Holm mais uma vez emprestou sua voz para o androide.
OUTROS PAPÉIS
Em uma carreira que compreende mais de 130 títulos para cinema e TV, Holm apareceu em uma série de produções marcantes –do clássico da ficção científica "Brazil: O Filme" (1985) à animação "Ratatouille" (2007), no qual deu voz ao personagem Skinner.
Foi o Rei João em "Robin e Marian" (1976), em que Sean Connery viveu uma versão envelhecida de Robin Hood; o Cornelius de "O Quinto Elemento" (1997); e o Terry de "O Dia Depois de Amanhã" (2004).
Holm ainda apareceu em filmes como "Os Bandidos do Tempo" (1981), "Greystoke: A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva" (1984), "Hamlet" (1990), "As Loucuras do Rei George" (1994) e "O Aviador" (2004).
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
