Lojas de rua, igrejas e salões de beleza serão primeiros a reabrir em AL
Aulas presenciais devem ficar entre os últimos no processo de reabertura

A edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), divulgado na noite dessa segunda-feira (22), traz o decreto Nº 70.145, que prorroga o isolamento social até o dia 30 de junho e detalha as fases de distanciamento social controlado que serão aplicadas nos próximos meses em Alagoas.
Segundo a publicação, a flexibilização das atividades econômicas será realizada em cinco fases, classificadas pelas cores vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde, utilizando três eixos que servirão como critérios de evolução ou involução paras as fases citadas.
O primeiro eixo estratégico diz respeito à Capacidade Hospitalar Instalada, ou seja, a ocupação de leitos exclusivos para Covid-19, com três indicadores: taxa de ocupação de leitos com respiradores, taxa de ocupação de leitos geral e quantidade de leitos com respiradores por 100 mil habitantes.
O segundo eixo estratégico trata da Evolução Epidemiológica no estado, com dois indicadores: óbitos por semana epidemiológica (total de óbitos confirmados somados aos óbitos em investigação por Covid-19 ocorridos naquela semana) e taxa de letalidade.
Por último, o terceiro eixo estratégico trata da Evolução da Covid-19 em Alagoas, cujo indicador será a razão de casos ativos por casos recuperados.
Sem data definida, os primeiros a abrirem as portas serão lojas de rua com 400m³, salões de beleza e barbearias e templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.
Na fase amarela, serão abertos lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m²; shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres; templos, igrejas e demais instituições religiosas; bares e restaurantes; e transporte Intermunicipal e turístico, os três últimos funcionando com 50% de sua capacidade.
Na fase azul, poderão funcionar cinemas, teatro e museu, com 33% de sua capacidade; academias, clubes e centro de ginástica, com 50% de sua capacidade; bares e restaurantes; templos, igrejas e demais instituições religiosas; e transporte intermunicipal e turístico, os três últimos funcionando com 75% de sua capacidade.
Escolas e serviço público presencial devem ficar entre os últimos no processo de reabertura, ambos incluídos na fase verde.
Veja também
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
