Lojas de rua, igrejas e salões de beleza serão primeiros a reabrir em AL
Aulas presenciais devem ficar entre os últimos no processo de reabertura
A edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), divulgado na noite dessa segunda-feira (22), traz o decreto Nº 70.145, que prorroga o isolamento social até o dia 30 de junho e detalha as fases de distanciamento social controlado que serão aplicadas nos próximos meses em Alagoas.
Segundo a publicação, a flexibilização das atividades econômicas será realizada em cinco fases, classificadas pelas cores vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde, utilizando três eixos que servirão como critérios de evolução ou involução paras as fases citadas.
O primeiro eixo estratégico diz respeito à Capacidade Hospitalar Instalada, ou seja, a ocupação de leitos exclusivos para Covid-19, com três indicadores: taxa de ocupação de leitos com respiradores, taxa de ocupação de leitos geral e quantidade de leitos com respiradores por 100 mil habitantes.
O segundo eixo estratégico trata da Evolução Epidemiológica no estado, com dois indicadores: óbitos por semana epidemiológica (total de óbitos confirmados somados aos óbitos em investigação por Covid-19 ocorridos naquela semana) e taxa de letalidade.
Por último, o terceiro eixo estratégico trata da Evolução da Covid-19 em Alagoas, cujo indicador será a razão de casos ativos por casos recuperados.
Sem data definida, os primeiros a abrirem as portas serão lojas de rua com 400m³, salões de beleza e barbearias e templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.
Na fase amarela, serão abertos lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m²; shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres; templos, igrejas e demais instituições religiosas; bares e restaurantes; e transporte Intermunicipal e turístico, os três últimos funcionando com 50% de sua capacidade.
Na fase azul, poderão funcionar cinemas, teatro e museu, com 33% de sua capacidade; academias, clubes e centro de ginástica, com 50% de sua capacidade; bares e restaurantes; templos, igrejas e demais instituições religiosas; e transporte intermunicipal e turístico, os três últimos funcionando com 75% de sua capacidade.
Escolas e serviço público presencial devem ficar entre os últimos no processo de reabertura, ambos incluídos na fase verde.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
