Autoescolas retomam atendimento de forma remota em Alagoas
Rigor na segurança de identificação permanece
Os Centros de Formação de Condutores, as autoescolas, podem iniciar o agendamento de turmas para as aulas teóricas de forma remota, em toda Alagoas, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), desde que o candidato manifeste interesse nesse novo formato. A autorização foi publicada na quarta-feira (01), pela Portaria nº 628 editada pelo órgão de trânsito do Estado.
As aulas devem seguir o mesmo conteúdo programático, carga horária e a duração estabelecidas para as aulas presenciais. Os centros de formação estão realizando serviços administrativos como o atendimento para matriculas, com presteza, qualidade e segurança para formação do futuro condutor, respeitando os procedimentos necessários para evitar a disseminação da Covid-19.
Mesmo de forma remota, as exigências de segurança no ensino permanecem. Dentre alguns requisitos estão à validação biométrica facial do instrutor de trânsito e dos candidatos na abertura e no término da aula; monitorar a permanência na sala virtual; acompanhar o acesso e das ações de cada usuário no sistema para inibir fraudes, conforme a Deliberação nº 189 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De acordo com presidente do Sindicato dos Centros de Formações de Condutores de Alagoas (SindCFC/AL), João Batista, a liberação das atividades do setor, de forma remota, irá socorrer muitos empresários que estão há três meses sem receita pela paralisação dos serviços.
“A aula virtual não é a mesma coisa que ensino em EAD. Na aula remota existe, em tempo real, as presenças do professor e dos alunos, em ambientes diferentes, obedecendo ao distanciamento social”, explicou o Presidente.
Para os candidatos a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será necessário agendar atendimento presencial pelo site do órgão de trânsito. O usuário só poderá comparecer ao local de atendimento somente no dia e horário agendados, evitando aglomerações.
Em relação à retomada das aulas práticas, o SindCFC Alagoas apresentou ao governo um protocolo sanitário a ser seguido pelo setor, com todos os cuidados exigidos pelas políticas de higienização.
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
