Julho Verde: campanha alerta para diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço
É o segundo tipo de câncer mais frequente em homens

O conjunto de tumores que se manifestam na boca, faringe e laringe, entre outras localizações próximas, é denominado de câncer de cabeça e pescoço. Neste mês, a campanha Julho Verde visa conscientizar a população para o diagnóstico precoce da doença. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de câncer é mais frequente em homens na faixa dos 60 anos e representam o segundo tipo da doença com maior incidência na população masculina e o quinto mais comum entre as mulheres.
Segundo a Oncologista do Hospital Cliom, Amanda Lima, os principais sintomas da doença são feridas de difícil cicatrização na boca ou garganta, dificuldade para engolir, dor na garganta, sangramento ao escovas os dentes, corrimento nasal com odor fétido e rouquidão.
“Esses podem ser sinais de alerta para a doença. Em geral, o câncer de cabeça e pescoço está associado a fatores de risco ambientais e hábitos de vida como o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, infecções por HPV e ingestão de bebidas em altas temperaturas”, explica a especialista do Cliom. A relação entre o HPV e o câncer de cabeça e pescoço está se tornando mais comum, sendo observada em 10% a 30% dos casos.
A Oncologista ressalta que, quando a doença é diagnosticada logo no início, as chances de cura podem chegar a 80%. “O diagnóstico é feito através da história clínica, exame das lesões e biópsia, então qualquer uma dessas alterações citadas devem alertar o paciente a procurar um médico”, diz Amanda Lima.
O tratamento da doença pode incluir cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Além do médico oncologista, o paciente passa a ser acompanhado também por fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, entre outros profissionais que compõem a equipe multidisciplinar.
Veja também
Últimas notícias

São João Massayó: Prefeitura de Maceió anuncia mudanças na programação

Identificadas vítimas fatais de atropelamento durante caminhada em Cajueiro

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

Caso Rhavy Abraão: mãe relata atendimentos em UPAs e suspeita de hidrocefalia

Motociclista sofre perfuração na perna após acidente na AL-110, em Taquarana

Motociclista morre em grave acidente com caminhão na AL-145, no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
