Julho Verde: campanha alerta para diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço
É o segundo tipo de câncer mais frequente em homens
O conjunto de tumores que se manifestam na boca, faringe e laringe, entre outras localizações próximas, é denominado de câncer de cabeça e pescoço. Neste mês, a campanha Julho Verde visa conscientizar a população para o diagnóstico precoce da doença. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de câncer é mais frequente em homens na faixa dos 60 anos e representam o segundo tipo da doença com maior incidência na população masculina e o quinto mais comum entre as mulheres.
Segundo a Oncologista do Hospital Cliom, Amanda Lima, os principais sintomas da doença são feridas de difícil cicatrização na boca ou garganta, dificuldade para engolir, dor na garganta, sangramento ao escovas os dentes, corrimento nasal com odor fétido e rouquidão.
“Esses podem ser sinais de alerta para a doença. Em geral, o câncer de cabeça e pescoço está associado a fatores de risco ambientais e hábitos de vida como o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, infecções por HPV e ingestão de bebidas em altas temperaturas”, explica a especialista do Cliom. A relação entre o HPV e o câncer de cabeça e pescoço está se tornando mais comum, sendo observada em 10% a 30% dos casos.
A Oncologista ressalta que, quando a doença é diagnosticada logo no início, as chances de cura podem chegar a 80%. “O diagnóstico é feito através da história clínica, exame das lesões e biópsia, então qualquer uma dessas alterações citadas devem alertar o paciente a procurar um médico”, diz Amanda Lima.
O tratamento da doença pode incluir cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Além do médico oncologista, o paciente passa a ser acompanhado também por fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, entre outros profissionais que compõem a equipe multidisciplinar.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
