Arcebispo e clérigos discutem reabertura das igrejas em Maceió
Médicos deverão orientar Arquidiocese de Maceió em meio à pandemia da Covid-19
Nesta quarta-feira (08), o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, irá se reunir com o Conselho Presbiteral, o clero da Arquidiocese e autoridades sanitárias para discutir a reabertura das igrejas em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
No encontro, que ocorrerá através de videoconferência, arcebispo e clérigos discutirão o protocolo sanitário e outras medidas para que as paróquias possam retornar, futuramente, às missas presenciais.
“Vamos ver, em conjunto, como iremos enfrentar essa pandemia e ao mesmo tempo ir flexibilizando aos poucos as igrejas, para que assim possamos recomeçar, em um futuro próximo, a nossa saída e missão”, disse o arcebispo.
O chefe da Igreja Particular de Maceió também convidou médicos e sanitaristas que estão na linha de frente para participar da reunião. “Convido os profissionais de saúde católicos para que possam estar conosco e orientar os padres, quais os devidos procedimentos, se já está na hora ou se devemos esperar mais um pouco; enfim como devemos agir”.
Dom Antônio recordou que qualquer decisão será tomada na missão de preservar a vida de todos, em especial das crianças, idosos e do grupo de risco. “Tudo paulatinamente e com responsabilidade”.
No início deste mês com a divulgação do Estado de que os templos religiosos poderão reabrir em 30% de sua capacidade na capital, Dom Antônio Muniz pediu ao Povo de Deus paciência e anunciou que novas determinações eclesiais seriam divulgadas. Enquanto isso continua em vigor as publicadas no início da pandemia do novo coronavírus.
Novo decreto
O novo decreto de emergência do governo de Alagoas coloca a capital em uma nova etapa do distanciamento social, a Fase Laranja, que permite a reabertura gradativa de serviços não essenciais como salões de beleza e barbearias (com 50% da capacidade de atendimento), templos, igrejas e demais instituições religiosas (com 30% da sua capacidade) e lojas de rua com até 400m².
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
