Estabelecimentos de alimentação que não reabriram em Maceió por falta de espaço podem solicitar uso da calçada, avisa Fernanda Cortez
Secretária Adjunta de Cidade Inteligente explicou que a solicitação pode ser feita online
Em entrevista ao Programa Na Mira da Notícia, da 96 Fm, a Secretária Adjunta de Cidade Inteligente, Fernanda Cortez, explicou como está sendo feita a retomada dos bares, restaurantes, lanchonetes e cafeterias em Maceió.
Como a capital está na Fase Amarela, a reabertura desses estabelecimentos foi autorizada na última segunda-feira (20). Apesar disso, alguns estabelecimentos não reabriram por falta do espaço necessário para a manutenção das medidas de higiene, como o espaço de 2 metros entre as mesas. “Para não terem prejuízos por não reabrirem, os donos desses estabelecimentos podem utilizar espaços na calçada e em estacionamentos na frente do local. Mas uma solicitação deve ser feita, totalmente online, no site http://retomada.maceio.al.gov.br/ . “, avisa Fernanda Cortez.
A Secretária adjunta ainda citou que serão feitas fiscalizações para saber se as medidas estão sendo cumpridas: “O cidadão pode denunciar se achar que o estabelecimento está desrespeitando as normas. Nossos fiscais irão até o local e se realmente estiver fora das normas, a mercadoria será retirada e o que estiver no espaço público também.” Ela citou ainda que os Shoppings e o Comércio serão fiscalizados para evitarem aglomerações. “A Prefeitura tem auxiliado os empresários para que tudo seja retomado. Estamos torcendo para que as pessoas respeitem as normas e trabalharemos para passarmos de fase sem regredir, pois isso atrasaria todo o cronograma que esses empresários têm feito.”.
Fernanda Cortez ressaltou que as decisões foram tomadas a partir de um grupo de estudos, junto com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a partir de uma consulta pública feita com os maceioenses, para saber o nível de segurança com as novas medidas e com a utilização desses estabelecimentos.
Veja também
Últimas notícias
Após anúncio de greve na Ufal, Caio Bebeto ironiza: 'Fazem o L e depois entram em greve'
Idoso é preso após tentar acariciar vizinha e apontar faca para o filho dela em Arapiraca
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
