Maceió

Estabelecimentos de alimentação que não reabriram em Maceió por falta de espaço podem solicitar uso da calçada, avisa Fernanda Cortez

Secretária Adjunta de Cidade Inteligente explicou que a solicitação pode ser feita online

Por 7Segundos 21/07/2020 18h06 - Atualizado em 21/07/2020 19h07
Estabelecimentos de alimentação que não reabriram em Maceió por falta de espaço podem solicitar uso da calçada, avisa Fernanda Cortez
Fernanda Cortez, Secretária Adjunta de Cidade Inteligente - Foto: Pei Fon (Secom/Maceió)

Em entrevista ao Programa Na Mira da Notícia, da 96 Fm, a Secretária Adjunta de Cidade Inteligente, Fernanda Cortez, explicou como está sendo feita a retomada dos bares, restaurantes, lanchonetes e cafeterias em Maceió.

Como a capital está na Fase Amarela, a reabertura desses estabelecimentos foi autorizada na última segunda-feira (20). Apesar disso, alguns estabelecimentos não reabriram por falta do espaço necessário para a manutenção das medidas de higiene, como o espaço de 2 metros entre as mesas. “Para não terem prejuízos por não reabrirem, os donos desses estabelecimentos podem utilizar espaços na calçada e em estacionamentos na frente do local. Mas uma solicitação deve ser feita, totalmente online, no site http://retomada.maceio.al.gov.br/ . “, avisa Fernanda Cortez.

A Secretária adjunta ainda citou que serão feitas fiscalizações para saber se as medidas estão sendo cumpridas: “O cidadão pode denunciar se achar que o estabelecimento está desrespeitando as normas. Nossos fiscais irão até o local e se realmente estiver fora das normas, a mercadoria será retirada e o que estiver no espaço público também.” Ela citou ainda que os Shoppings e o Comércio serão fiscalizados para evitarem aglomerações. “A Prefeitura tem auxiliado os empresários para que tudo seja retomado. Estamos torcendo para que as pessoas respeitem as normas e trabalharemos para passarmos de fase sem regredir, pois isso atrasaria todo o cronograma que esses empresários têm feito.”.

Fernanda Cortez ressaltou que as decisões foram tomadas a partir de um grupo de estudos, junto com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a partir de uma consulta pública feita com os maceioenses, para saber o nível de segurança com as novas medidas e com a utilização desses estabelecimentos.