Corpo de Bombeiros Militar quebra o silêncio e fala sobre denúncias de machismo
Esta semana o caso de assédio moral envolvendo uma tenente-coronel repercutiu nas redes sociais
Após o caso de machismo envolvendo uma tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas que repercutiu nas redes sociais, levando a novas denúncias, inclusive de assédio moral, a corporação emitiu uma nota nesta quarta-feira (22) se posicionando sobre o assunto.
O texto explica que a instituição tem dentre os seus principais valores o respeito e a promoção da igualdade de gêneros, incluindo a realização de eventos para debater sobre o respeito ao papel da militar feminina nos quadros da Corporação, bem como a importância da justiça na igualdade de gêneros.
O Comando Geral repudiou todo e qualquer ato relacionado a abusos, misoginia ou preconceito de gênero, praticado contra militar ou civil dentro ou fora do âmbito militar.
Também informaram que irão encaminhar para devida apuração legal e imparcial os fatos do gênero quem tenham ocorrido envolvendo militares da Corporação e cheguem ao conhecimento institucional por meio dos canais devidos.
Confira a nota completa abaixo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, enquanto instituição renomada e estimada pela sociedade alagoana, tem dentre os seus principais valores o respeito e a promoção da igualdade de gêneros. A importância dada a esses valores se reflete em ações voltadas ao público interno e externo e, principalmente, na forma igualitária como são tratados todos os militares da Corporação pelas normas vigentes e nas práticas diárias, sejam homens ou mulheres, todos igualmente bombeiros.
Reconhecendo a importância do debate sobre o tema de igualdade de gêneros no ambiente militar, a Corporação vem promovendo anualmente há vários anos o ”Encontro Estadual das Bombeiras”, fórum importante de debates sobre o respeito ao papel da militar feminina nos quadros da Corporação, bem como a importância da justiça na igualdade de gêneros. A Corporação, inclusive, foi a pioneira sediando evento nacional sobre a temática e que, atualmente, faz parte do calendário nacional de eventos da Liga dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.
A sociedade atual busca e precisa cada dia mais superar práticas e comportamentos discriminatórios e abusivos, danosos a todos e essa busca deve se refletir em ações institucionais.
Dessa forma, o Comando Geral da Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas vem a público reiterar, em nome dos valores da Corporação, seu repúdio a todo e qualquer ato relacionada a abusos, misoginia ou preconceito de gênero, praticado contra militar ou civil dentro ou fora do âmbito castrense.
Cabe ainda ressaltar o compromisso natural desse Comando em encaminhar para devida apuração legal e imparcial, a luz dos regulamentos, fatos do gênero quem tenham ocorrido envolvendo militares da Corporação e cheguem ao conhecimento institucional por meio dos canais devidos.
Veja também
Últimas notícias
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
