Damas do Crime: 18 mulheres são alvos de operação contra o PCC em AL
Investigações apontam avanço de mulheres na ocupação de cargos de chefia
A segunda fase da operação Flashback, desencadeada na manhã desta terça-feira (28), tem entre os alvos um grupo de mulheres ligadas à facção criminosa do Primeiro Comando da Capital (PCC), conhecido como “Damas do Crime”. A ação ocorre de forma simultânea em Alagoas e outros 10 estados.
Durante as investigações desencadeadas por equipes da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), foi constatado um avanço na ocupação de mulheres em cargos de chefia no organograma da organização criminosa.
De acordo com os levantamentos minuciosos da Deic, as mulheres têm perfil igualmente violento quanto o dos homens da facção quando definem julgamentos ocorridos nos tribunais do crime.
As que possuem funções disciplinares conduzem normalmente estes rituais, elaborando as suas “peças conclusivas”, que resultam em condenações ou absolvições. Elas aplicam as mais diversas penas, inclusive assassinando rivais ou mesmo membros transgressores do PCC.
Foi constatado que o núcleo das Damas do Crime é composto por 18 mulheres e apenas um homem que, somados aos demais núcleos da operação, totalizam 40 mulheres alvos de mandados de prisão e busca e apreensão, que correspondem a 18% do total de alvos da operação.
Na fase I da Operação Flashback, apenas sete mulheres foram alvo de mandado judicial, o que agora corresponde a um aumento de 557% nesta segunda etapa.
A operação
O trabalho integrado envolve a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas (SSP/AL), o Ministério Público do Estado de Alagoas, o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), a Polícia Federal (PF), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI); a Polícia Civil de Alagoas, por meio da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic); e a Polícia Militar de Alagoas, através do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
