PSDB de Maceió elege diretório com 70% de mulheres, em convenção virtual
Além de militantes, participaram do evento o presidente estadual do PSDB, Rodrigo Cunha, e o deputado estadual Dudu Ronalsa
“O que está na lei não é garantir a participação de 30% de mulheres nas eleições e direções partidárias, mas sim de gênero. Invertemos a maioria em Maceió, elegendo um diretório municipal com 70% de mulheres e 30% de homens”, afirma a presidenta do PSDB de Maceió, deputada federal Tereza Nelma. “Isso representa a abertura de espaços para que mais mulheres participem da política e ocupem cadeiras nos parlamentos e executivos, para tomar decisões de fato”.
Ela diz que “tentaram destruir o PSDB de Maceió, mas respondemos com sua reorganização democrática, transparente, e a vontade de trabalhar para resolver os graves problemas da Capital. Agora temos diretórios em cinco zonas eleitorais, mais o do município. Estamos prontos para discutir as eleições de vereadores, prefeito e vice”, enfatizou Tereza Nelma, também eleita neste domingo.
A deputada ainda pediu ao presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, que acompanhou a eleição na sala virtual da Convenção Municipal, “que mande constar nos anais do partido que o PSDB de Maceió foi o primeiro a realizar convenções virtuais no país”. A inovação deveu-se à pandemia do Coronavírus, para evitar aglomerações, mas ao mesmo tempo garantir a participação, que mobilizou cerca de 400 filiadas e filiados. A organização foi feita por uma Comissão coordenada por Adriana Toledo, e contou ainda, entre outros, com Francine Bonfim, Djane Olegário, Marina Verçosa e Nasson Paulo Neves.
“Fico contente e parabenizo a deputada Tereza, que em paralelo a tudo isso também tem enfrentado várias lutas pessoais ao longo dos anos, mas tem saído vitoriosa em todas elas. Precisamos nos preparar para esse momento pós-pandemia, mas desde já testemunho todas essas notícias maravilhosas geradas em Maceió. Uma verdadeira inovação a maioria de mulheres nesse diretório, que certamente farão política com um espírito público, de forma organizada, e que tem todo o meu apoio”, ressaltou o presidente nacional, Bruno Araújo.
“Mais uma vez o PSDB passa na frente e inova com mulheres preparadas para assumir os cargos. O nosso intuito é esse, de ampliar esse número, com candidaturas a vereadoras e prefeitas, em todo o Brasil. Entendemos que assim teremos uma democracia real, com a contribuição e o olhar especial das mulheres”, garantiu a primeira ministra da Mulher no Brasil, Solange Jurema, presidenta de honra do PSDB Mulher.
“Teremos também, pela primeira vez, a pré-candidatura de mandato coletivo de mulheres e de um surdo. E ainda estamos trabalhando a candidatura de uma mulher trans. Isso mostra a pluralidade e o nosso empenho na promoção das minorias e da diversidade dentro do PSDB de Maceió”, completou Tereza Nelma.
Além de militantes, participaram do evento o presidente estadual do PSDB, Rodrigo Cunha, e o deputado estadual Dudu Ronalsa.
Durante toda a semana, o PSDB realizou as convenções nas cinco zonas eleitorais de Maceió, elegendo diretórios zonais, comissões de ética e conselhos fiscais em cada uma, no mesmo formato por videoconferência. A descentralização partidária culminou com a convenção geral, que elegeu o Diretório Municipal, sua Comissão Executiva, e os conselhos de Ética e Fiscal.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
