Consultório na Rua leva testagem para abrigos com população de rua
Material será analisado em São Paulo e diagnóstico sai em 48 horas
Com o objetivo de isolar precocemente os usuários em situação de vulnerabilidade que apresentarem resultado positivo para covid-19, as equipes do Consultório na Rua iniciaram a testagem das pessoas em situação de rua acolhidas em abrigos. A primeira testagem aconteceu nesta terça-feira (28), no Centro Educacional de Jovens e Adultos (Ceja), localizado no Centro.
A intenção é isolar os casos positivos leves para evitar que contamine os outros usuários acolhidos nas instituições. Neste primeiro momento, foram testadas cerca de 150 pessoas entre profissionais da unidade e moradores, independente da apresentação ou não de sintomas. O teste feito foi do tipo PCR Lamp, que coleta a saliva, e o material será encaminhado e analisado em São Paulo, com a previsão de diagnóstico em 48 horas.
Após o resultado, os usuários que testarem positivo serão encaminhados para o Centro de Acolhimento e Isolamento Social (Cais), que foi inaugurado ontem (27), em uma parceria público-privado da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e a Fundação Itaú, contando com suporte de equipes da SMS.
Na ação, que conta ainda com a parceria da Seades e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), também foram realizados o cadastro dos usuários e avaliação dos sintomas, caso o usuário apresente algum. As testagens foram encaminhadas também para outras equipes do Consultório na Rua, que realizarão com os usuários acolhidos em outros abrigos.
O local da primeira testagem acolhe cerca de 150 homens e mulheres em situação de rua e é uma iniciativa da Casa de Raquines, com suporte da Semas e a SMS.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
