Suspensão dos pagamentos de dívidas do Minha Casa Minha Vida é aprovada
Marx Beltrão propôs suspensão em Projeto de Lei
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que suspende por até 180 dias o pagamento de parcelas do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) para beneficiários da Faixa 1. Ou seja, para famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil. O texto vai à votação no Senado Federal.
De autoria do relator Gutemberg Rei (MDB-RJ), o substitutivo estende ainda ao prazo de contratos de financiamento dos beneficiários pelo mesmo período para alocar as parcelas pausadas. A proposta de suspensão dos pagamentos do MCMV já havia sido feita no Congresso Nacional pelo deputado federal alagoano Marx Beltrão (PSD), por meio do Projeto de Lei 1401/2020.
“Entendemos que, diante da urgência e da gravidade da situação vivida pelos cidadãos brasileiros em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus, no ano de 2020, será de fundamental importância que o setor financeiro dê sua contribuição para a sociedade, deixando de cobrar dívidas vendidas durante a vigência do Decreto Legislativo nº 6, de 2020 dos prejudicados. E esta suspensão precisava contemplar, entre outros débitos, os do Minha Casa Minha Vida”, afirmou Marx Beltrão.
As medidas servem para mitigar os impactos da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o texto, o Tesouro Nacional aportará ainda R$ 215,4 milhões ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que fornece os recursos para custeio do programa.
O texto prevê ainda o vencimento da parcela anual da participação financeira das famílias beneficiárias do programa para dezembro deste ano nas operações enquadradas no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
Últimas notícias
STF aguarda explicações de Bolsonaro sobre arma apreendida em blitz
STF retoma nesta quarta (17) julgamento para definir regras sobre big techs
Governo retira urgência de projeto sobre 6x1; entenda próximos passos
Leonardo Dias volta a cobrar funcionamento do HC Pet dois meses após "inauguração"
Vereadores de Porto Calvo declaram apoio à pré-candidatura de Renan Filho
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa no bairro Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
