Fase laranja: Judiciário segue sem atendimento presencial do público
Cidadão que possui processo em tramitação e deseja informações pode entrar em contato pelos telefones disponíveis no site do TJAL
O Poder Judiciário de Alagoas entrou, na terça-feira (04), na fase laranja do seu protocolo sanitário, que estabelece as etapas do retorno gradual às atividades presenciais, suspensas em virtude da pandemia de Covid-19.
Nesta etapa, a população continuará sendo atendida por telefone e meios virtuais. Não deve, portanto, se dirigir aos fóruns e juizados para obter informações ou dar entrada em um processo judicial.
A partir de agora, o que fica permitido é a utilização da chamada "sala passiva", para produção de prova oral, isto é, coleta de depoimentos de forma presencial, quando determinado pelo juiz. O Judiciário permanece funcionando por meio de plantão extraordinário, e os servidores atuando em teletrabalho, no máximo possível.
Abertura de processos e informações
O cidadão que possui um processo em tramitação e deseja informações sobre o seu andamento, pode entrar em contato pelos telefones ou e-mails disponíveis na página inicial do Tribunal de Justiça, justamente para o atendimento durante o período de suspensão das atividades presenciais.
Para dar entrada em um processo, o cidadão deve entrar em contato com um advogado, que envia os documentos ao Judiciário usando a internet, usando o Sistema de Automação da Justiça.
Quanto aos juizados especiais, há ainda a possibilidade de iniciar um processo sem a representação de um advogado. Nesses casos, os interessados também devem acessar a lista de contatos no site do Tribunal, e falar com a unidade judicial, que vai indicar como proceder.
Acesse aqui os contatos das unidades judiciais de primeiro grau e segundo grau.
Etapa amarela
O próximo passo do retorno do Judiciário é a etapa amarela. O início dela ainda não está programado, pois levará em consideração a evolução da situação epidemiológica do Estado de Alagoas. A etapa prevê o retorno do trabalho presencial de até 30% dos servidores, e acesso do público aos fóruns, mas apenas quando houver audiência ou atendimento previamente agendado.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
