Governo lança canal para trabalhador contestar auxílio de R$ 600 negado
Solicitação pode ser feita pelo site da Dataprev. Até então, era possível reclamar a negativa no site da Caixa e por meio da DPU
Após mais de um mês do término do prazo para se cadastrar no auxílio emergencial de R$ 600, o governo federal lançou uma nova plataforma para contestar o benefício negado. A solicitação agora pode ser feita no site da Dataprev.
Até então, era possível reclamar o benefício negado de duas maneiras: pelo site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal ou via Defensoria Pública da União (DPU). Neste segundo caso, o atendimento ocorre de forma remota e é possível enviar documentos.
O novo canal da Dataprev, lançado nessa terça-feira (4/8), é voltado, principalmente, para os casos em que o indeferimento se dá em virtude de alteração da situação da pessoa com a atualização da base de dados cadastrais, por exemplo:
- Cidadãos que eram menores de idade e que completaram 18 anos;
- Cidadãos que foram servidores públicos ou militares e não tenham mais o referido vínculo;
- Cidadãos que perderam o emprego e não têm direito a seguro-desemprego ou não recebem o BEm.
“No portal de consultas é possível checar se o CPF foi utilizado indevidamente; o detalhamento do requerimento, autorização de pagamento e, agora, as contestações definidas pelo Ministério da Cidadania”, destacou o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto.
Como fazer
A contestação é bem simples: basta o cidadão considerado inelegível pelas situações definidas pelo Ministério da Cidadania entrar no portal (acesse aqui) e inserir as informações pessoais.
Os dados a serem disponibilizados são os mesmos quando se quer ver a situação do benefício, ou seja, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e CPF. Após essa etapa, aparecerá o botão de “contestação” para fazer o novo pedido.
“Depois de concluída a contestação pelo portal de consultas, o requerimento do cidadão será novamente processado com os dados autodeclarados por ele e com as informações pessoais disponíveis nos cadastros oficiais da União”, explica a Dataprev.
Veja também
Últimas notícias
'Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
