Tutmés Airan reforça importância da Justiça Restaurativa no combate à violência doméstica
'É preciso fazer mais do que julgar processo, porque só o processo não resolve', afirmou
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, afirmou que é preciso haver mais ações de desjudicialização e de prevenção contra a violência doméstica. "É preciso fazer mais do que julgar processo, porque só o processo não resolve", disse.
Segundo o desembargador, devem ser fortalecidos os programas da chamada Justiça Restaurativa. "Isso é para que o agressor, através desses programas, venha a se conscientizar do mal que está fazendo e venha a assumir uma nova postura".
Um dos projetos que o TJAL desenvolve é o "Filhos de Maria", que presta assistência a famílias em situação de violência doméstica. A iniciativa é uma parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit).
"A violência doméstica vitima a mulher, mas também os filhos, que tendem a reproduzir esse comportamento adiante. Daí a necessidade de se cortar esse cordão umbilical. E isso, reforço, é feito com a Justiça Restaurativa, mais do que julgando processo".
Meta 9 do CNJ
O TJAL apresentou, em julho deste ano, um plano de ação voltado para o cumprimento da Meta 9/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A proposta foca no combate à violência doméstica contra a mulher, relacionado a um dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Além de ações de conscientização (palestras, distribuição de panfletos e cartilhas), o plano propõe a capacitação de magistrados, servidores e parceiros para lidarem com situações de violência contra a mulher. O acompanhamento de famílias em situação de violência doméstica (projeto Filhos de Maria) também faz parte dos trabalhos.
A desjudicialização dos casos de violência doméstica (resolução do conflito por meio da mediação ou conciliação) integra o plano do TJAL. O Juizado da Mulher da Capital já conta com um espaço onde é possível a resolução pré-processual.
As ações do plano têm apoio do presidente do TJAL e do gestor das metas nacionais no âmbito do TJAL, desembargador Domingos de Araújo Lima Neto. A Assessoria de Planejamento e Modernização do Judiciário (APMP) dá suporte aos trabalhos.
Veja também
Últimas notícias
Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas gravemente feridas no Trapiche em Maceió
Polícia Civil de Alagoas manifesta pesar por mortes de policiais em operação no Rio de Janeiro
Delegado é baleado e luta pela vida após operação no Complexo da Penha
Homens armados invadem supermercado durante operação policial no Rio de Janeiro
BPTran recupera 10 motocicletas com queixa de roubo e adulteração durante operação em Pilar
Policial é baleado por tiro de fuzil durante operação no Complexo do Alemão no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
