Igrejas católicas de Maceió retomam missas presenciais a partir deste sábado
Arquidiocese pede que a população acima de 60 anos fique em casa

Semanas após o governador Renan Filho (MDB) anunciar a reabertura dos templos religiosos diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Arquidiocese de Maceió decidiu retomar as celebrações eucarísticas com a presença de fiéis a partir deste sábado (15), data que marca o início da festa de Nossa Senhora dos Prazeres.
As atividades presenciais serão retomadas seguindo um protocolo de reabertura gradual, aprovado pelo governo do Estado e prefeitura municipal. As normas foram apresentadas, no último dia 31 pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, durante uma live transmitida nas redes sociais.
De acordo com o protocolo sanitário, as igrejas devem evitar aglomerações; disponibilizar os assentos com, pelo menos, 1,5 metro de distância entre as pessoas, com as devidas marcações e; álcool em gel 70% na entrada e saída dos ambientes. Ninguém poderá ingressar nos templos sem máscaras de proteção. A Arquidiocese recomenda que a população acima de 60 anos fique em casa.
“A pandemia causada pelo novo coronavírus, nos ensinou em meio a tantas aflições, novas direções para construir um mundo melhor e semear esperança. De um modo muito pessoal, abrir as portas da igrejas é fácil, contudo é preciso em tudo, aprender um novo estilo de vida e combater assim, o vírus do egoísmo e dos interesses privados; e para isso, a Igreja se faz presente como mãe, mestra e educadora”, disse o arcebispo.
Durante toda a celebração, as portas e janelas devem permanecer abertas. O protocolo estabelece a limpeza pelo menos três vezes nos dias em que houver missas do local e dos objetos litúrgicos. Na entrada da igreja, deve ser colocado um cartaz com o número máximo de participantes em relação à capacidade do espaço e as medidas de higienização.
A catequese de adultos e crianças fica suspensa durante esta fase e as igrejas devem permanecer abertas mesmo quando não haja celebração, para oração pessoal dos fiéis.
Últimas notícias

Hemoal vai ao município de Porto Calvo coletar sangue nesta terça-feira (23)

Tempestade destelha fábrica da Toyota em Porto Feliz e causa transtornos na região

PC apura homicídio de homem enterrado em canavial na zona rural de Penedo

IMA multa e embarga área usada como lixão irregular na Barra de Santo Antônio

Duas mulheres são atropeladas em frente ao Hospital Metropolitano, em Maceió

Detran transforma praças do Sertão em salas de cinema e conscientiza sobre segurança no trânsito
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
