Igrejas católicas de Maceió retomam missas presenciais a partir deste sábado
Arquidiocese pede que a população acima de 60 anos fique em casa
Semanas após o governador Renan Filho (MDB) anunciar a reabertura dos templos religiosos diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Arquidiocese de Maceió decidiu retomar as celebrações eucarísticas com a presença de fiéis a partir deste sábado (15), data que marca o início da festa de Nossa Senhora dos Prazeres.
As atividades presenciais serão retomadas seguindo um protocolo de reabertura gradual, aprovado pelo governo do Estado e prefeitura municipal. As normas foram apresentadas, no último dia 31 pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, durante uma live transmitida nas redes sociais.
De acordo com o protocolo sanitário, as igrejas devem evitar aglomerações; disponibilizar os assentos com, pelo menos, 1,5 metro de distância entre as pessoas, com as devidas marcações e; álcool em gel 70% na entrada e saída dos ambientes. Ninguém poderá ingressar nos templos sem máscaras de proteção. A Arquidiocese recomenda que a população acima de 60 anos fique em casa.
“A pandemia causada pelo novo coronavírus, nos ensinou em meio a tantas aflições, novas direções para construir um mundo melhor e semear esperança. De um modo muito pessoal, abrir as portas da igrejas é fácil, contudo é preciso em tudo, aprender um novo estilo de vida e combater assim, o vírus do egoísmo e dos interesses privados; e para isso, a Igreja se faz presente como mãe, mestra e educadora”, disse o arcebispo.
Durante toda a celebração, as portas e janelas devem permanecer abertas. O protocolo estabelece a limpeza pelo menos três vezes nos dias em que houver missas do local e dos objetos litúrgicos. Na entrada da igreja, deve ser colocado um cartaz com o número máximo de participantes em relação à capacidade do espaço e as medidas de higienização.
A catequese de adultos e crianças fica suspensa durante esta fase e as igrejas devem permanecer abertas mesmo quando não haja celebração, para oração pessoal dos fiéis.
Últimas notícias
Prefeitura anuncia entrega de alvarás e crachás para ambulantes do São João Massayó
Arraiá da Assistência reúne mais de 500 pessoas e destaca serviços desenvolvidos em São Sebastião
Cabo Bebeto defende penas mais rígidas para agressores de mulheres e critica impunidade
Três Copas depois: Vídeo de mãe com os filhos emociona torcedores brasileiros
Investigação descarta premeditação, mas indicia policial por assassinato de colegas em AL
Virginia tromba com Anna Wintour em Nova York e registra encontro
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
