Política

Reforma da Previdência é reprovada pela Câmara de Matriz de Camaragibe

Votação ocorreu nesta sexta-feira

Por Maurício Silva 21/08/2020 15h03 - Atualizado em 21/08/2020 15h03
Reforma da Previdência é reprovada pela Câmara de Matriz de Camaragibe
Projeto foi rejeitado no plenário da Câmara de Matriz de Camaragibe - Foto: Reprodução

Os vereadores do município de Matriz de Camaragibe reprovaram nesta sexta-feira (21) a proposta da Reforma da Previdência Municipal. Pelo projeto enviado pelo prefeito Anderson Bolevard (PSD), os aposentados e pensionistas pelo município teriam que fazer a contribuição para a Previdência Municipal. A proposta também previa um aumento da alíquota de 11% para 14% dos servidores da ativa.

A proposta foi ao plenário Gilberto Valte Araújo e foi reprovada por seis votos: Dedi Evangelista, Rosi Pousada, Silvaneide, Leunam, Júnior Monange e Havilá. Além disso, o presidente da casa, Antônio Policial (que só podia votar em caso de empate) era contra o projeto. Os vereadores, Maro Galdino e Bal Germano se abstiveram do voto e Kid não compareceu.

O projeto vinha causando muita polêmica na cidade. Pelo projeto enviado pelo executivo, a contribuição previdenciária do servidor ativo passaria a ser de 14% para qualquer dos poderes do município, suas autarquias e fundações. O valor da alíquota atual é de 11%. A proposta também faria com que os aposentados e pensionistas também contribuíssem com 14% incidente sobre a parcela de aposentadoria e pensões.

O projeto de lei nº 02/2020 foi enviado para a Câmara Municipal em maio desse ano e foi votado na manhã desta sexta-feira (21) no plenário da casa. Servidores da Prefeitura de Matriz de Camaragibe marcaram presença no ato para saber a posição dos parlamentares.