Aulas online podem provocar problemas de saúde em crianças, afirma psicólogo
Fadiga mental, estresse, ansiedade e até doenças oculares são sintomas relatados devido ao excesso de exposição às plataformas virtuais
A pandemia do novo coronavírus forçou o fechamento das escolas em Alagoas e, para evitar o atraso no calendário acadêmico e déficit de aprendizagem, muitas instituições precisaram adaptar suas aulas recorrendo ao ensino a distância.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última quinta-feira (20), o acesso a atividades educacionais remotas é realidade na vida de 32,6 milhões de estudantes em todo o país. Mas, apesar do crescimento do ensino a distância, é preciso ficar atento às consequências que o excesso de exposição às plataformas virtuais pode causar.
Segundo o psicólogo Carol Costa Júnior, do Sistema Hapvida, aulas remotas podem provocar estresse e ansiedade em crianças e, por isso, devem ser supervisionadas por um adulto responsável.
"Diante do cenário atual, nunca foi tão necessário o uso da internet. O que era tendência, agora é realidade. O problema é que o uso prolongado das plataformas virtuais requer atenção e cuidado porque pode gerar doenças oculares, fadiga mental e física, trazendo, assim, problemas emocionais e psicológicos", afirma.
"CANSAÇO INFANTIL" ESTÁ LIGADO A DISTÚRBIOS DO SONO E DEPRESSÃO
O que muitas pessoas não sabem é que a exposição contínua à tela de computadores, smartphones e notebooks agrava quadros de miopia e também pode ser responsável pelo chamado "cansaço infantil" - ligado a distúrbios do sono e depressão.
Para evitar esse e outros problemas de saúde em crianças, o terapeuta faz um alerta: a palavra-chave chama-se equilíbrio. "Se a criança apresentar qualquer mudança de comportamento, os responsáveis devem interferir. É necessário equilibrar momentos de interatividade virtual com momentos de interatividade no mundo real, com pais, colegas e pessoas mais próximas", finaliza.
Veja também
Últimas notícias

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável

Faustão recebe alta do hospital após transplantes: 'Bem clinicamente', diz boletim
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
