Psicólogos lançam cartilha sobre psicologia escolar em tempos de pandemia da Covid-19
A cartilha foi lançada pela Comissão de Psicologia na Educação (PsinaEd) do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), juntamente com um grupo de trabalho composto por psicólogas(os) escolares educacionais, pesquisadores(as) e acadêmicas(os) de Psicologia

Tendo em vista o momento atual, onde, enquanto sociedade, enfrentamos a pandemia de COVID-19 e o cenário educacional de interrupção do funcionamento de instituições escolares ao redor do mundo, a Comissão de Psicologia na Educação (PsinaEd) do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15), juntamente com um grupo de trabalho composto por psicólogas(os) escolares educacionais, pesquisadores(as) e acadêmicas(os) de Psicologia, produziu um documento de orientação e apoio à atuação de psicólogas(os) escolares nesse contexto de crise e reestruturação de fazeres e práticas.
A cartilha lançada nesta quinta-feira (25) por esta autarquia que encontra-se no site e tem como título “Psicologia Escolar em Tempos de Crise Sanitária: Pandemia da COVID-19”. Acesse na íntegra a cartilha: https://www.crp15.org.br/cartilhas/.
O produto foi um compêndio de reflexões críticas e proposições norteadoras que visam a adaptação de uma atuação relacional, não-medicalizante, com foco nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, porém num contexto vigente de mediação tecnológica e distanciamento social, sem contudo alienar-se de um trabalho colaborativo entre psicólogo(a) e os demais atores da comunidade escolar na busca por uma educação emancipadora, inclusiva e humana. Muito se tem o que avançar nessa discussão, mas aqui apresentamos algumas possibilidades.
Para a presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558) é uma grande felicidade para o IX Plenário a produção desse documento de orientação à categoria e de informação à sociedade, principalmente nesse contexto tão adverso. “Parabenizamos a Comissão de Psicologia na Educação pela iniciativa da cartilha e esperamos que todas(os) acessem o material”.
De acordo com o conselheiro e presidente da Comissão de Psicologia na Educação, Everton Fabrício Calado (CRP-15-2780) a educação é sem dúvidas uma das grandes vítimas dessa pandemia. “Uma vez que as(os) psicólogas(os) já ensaiam sua entrada na rede pública de educação básica, essa cartilha procura demostrar a importância dessa inserção sobretudo em tempos tão desafiantes. Convidamos a todos a leitura e diálogos com esse documento", disse.
Últimas notícias

Sesau promove mais de 700 atendimentos em mais uma edição do Programa Corações da Paz

Segunda edição da FEICUSAL destaca arte popular nordestina em Penedo

Em evento do agronegócio, Tarcísio cobra telefonema de Lula a Trump

Edilza Alves prestigia homenagem da ALE a Arthur Lira, importante aliado de Lagoa da Canoa

BRB assume folha de pagamento dos servidores da Prefeitura de Maceió

Emenda parlamentar de Daniel Barbosa garante R$ 10 milhões para o Hospital Regional de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
