Tereza Nelma quer intérprete de Libras nos noticiários da TV
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) apontam quem 5% da população brasileira é composta por pessoas surdas
A deputada federal Tereza Nelma apresentou um Projeto de Lei que estabelece a obrigatoriedade de intérprete de Libras nos noticiários das emissoras da TV aberta, assim como nas propagandas e programas institucionais dos governos federal, distrital, estadual e municipal. “É a garantia do direito a informação para todos. As pessoas com deficiência auditiva merecem respeito e acessibilidade”, disse a deputada, que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Congresso Nacional.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) apontam quem 5% da população brasileira é composta por pessoas surdas. Esse número corresponde a mais de 10 milhões de pessoas, das quais 2,7 milhões possuem surdez profunda.
“A falta de acesso à informação para as pessoas com deficiência auditiva sempre foi um obstáculo a ser vencido, que ficou ainda mais evidente com a pandemia do Coronavírus. Os noticiários de TV, que deveriam repassar informações importantes para toda sociedade, não conseguem atingir essas pessoas, pela falta de recursos de acessibilidade, como o intérprete de Libras. Além disso, são exceções as propagandas governamentais, de todas as esferas, que contemplam esse recurso. O intérprete de Libras é a garantia para que as pessoas surdas possam se informar adequadamente e exercer sua cidadania com autonomia”, afirma Tereza Nelma.
Apesar do Estatuto da Pessoa com Deficiência determinar que os serviços de radiodifusão de sons e imagens devem permitir o uso da legenda oculta, janela com intérprete da Libras e audiodescrição, não foram estabelecidas regras específicas. Assim como a Portaria nº 310/2016, do Ministério das Comunicações, que apenas define a obrigatoriedade da legenda oculta. “Esse recurso é funcional apenas para aqueles que aprenderam a língua portuguesa. Aqueles que nasceram surdos ou perderam a audição antes de serem alfabetizados, não conseguem ler os textos”, completa Tereza Nelma.
Intérprete de Libras no Senado Federal
Em reunião com o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Pereira, nesta segunda-feira (21), a deputada federal Tereza Nelma pediu apoio e reivindicou a necessidade da presença de intérprete de Libras nas atividades legislativas do Senado Federal. Essa pauta é uma reivindicação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Congresso Nacional e os movimentos sociais.
Enquanto presidente da Frente Parlamentar, Tereza Nelma encaminhou, em Julho deste ano, um ofício ao presidente do Senado Federal, Senador Davi Alcolumbre, solicitando medidas à acessibilidade da população surda, que merece igual ciência às proposições analisadas em Comissões e no Plenário. “É de suma importância garantir que as ações do Senado Federal e de seus 81 senadores sejam levadas ao conhecimento de todos, indistintamente. O não acesso a esse conteúdo fere os direitos linguísticos dos surdos, que têm a Libras como seu meio de comunicação e expressão”, diz trecho do ofício.
Em resposta, o presidente afirma que foi instituído um grupo de trabalho interdisciplinar para elaborar um Estudo Técnico Preliminar e identificar uma solução para atender a demanda da exibição da janela de Libras nas transmissões da Tv Senado. Em setembro, o Senado Federal abriu processo licitatório para contratação de empresa para prestação de serviço de interpretação e transmissão de sinais de vídeo de Libras (Língua Brasileira de Sinais), para a TV Senado.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
