Tereza Nelma quer intérprete de Libras nos noticiários da TV
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) apontam quem 5% da população brasileira é composta por pessoas surdas
A deputada federal Tereza Nelma apresentou um Projeto de Lei que estabelece a obrigatoriedade de intérprete de Libras nos noticiários das emissoras da TV aberta, assim como nas propagandas e programas institucionais dos governos federal, distrital, estadual e municipal. “É a garantia do direito a informação para todos. As pessoas com deficiência auditiva merecem respeito e acessibilidade”, disse a deputada, que preside a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Congresso Nacional.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) apontam quem 5% da população brasileira é composta por pessoas surdas. Esse número corresponde a mais de 10 milhões de pessoas, das quais 2,7 milhões possuem surdez profunda.
“A falta de acesso à informação para as pessoas com deficiência auditiva sempre foi um obstáculo a ser vencido, que ficou ainda mais evidente com a pandemia do Coronavírus. Os noticiários de TV, que deveriam repassar informações importantes para toda sociedade, não conseguem atingir essas pessoas, pela falta de recursos de acessibilidade, como o intérprete de Libras. Além disso, são exceções as propagandas governamentais, de todas as esferas, que contemplam esse recurso. O intérprete de Libras é a garantia para que as pessoas surdas possam se informar adequadamente e exercer sua cidadania com autonomia”, afirma Tereza Nelma.
Apesar do Estatuto da Pessoa com Deficiência determinar que os serviços de radiodifusão de sons e imagens devem permitir o uso da legenda oculta, janela com intérprete da Libras e audiodescrição, não foram estabelecidas regras específicas. Assim como a Portaria nº 310/2016, do Ministério das Comunicações, que apenas define a obrigatoriedade da legenda oculta. “Esse recurso é funcional apenas para aqueles que aprenderam a língua portuguesa. Aqueles que nasceram surdos ou perderam a audição antes de serem alfabetizados, não conseguem ler os textos”, completa Tereza Nelma.
Intérprete de Libras no Senado Federal
Em reunião com o presidente em exercício da Câmara dos Deputados, deputado Marcos Pereira, nesta segunda-feira (21), a deputada federal Tereza Nelma pediu apoio e reivindicou a necessidade da presença de intérprete de Libras nas atividades legislativas do Senado Federal. Essa pauta é uma reivindicação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Congresso Nacional e os movimentos sociais.
Enquanto presidente da Frente Parlamentar, Tereza Nelma encaminhou, em Julho deste ano, um ofício ao presidente do Senado Federal, Senador Davi Alcolumbre, solicitando medidas à acessibilidade da população surda, que merece igual ciência às proposições analisadas em Comissões e no Plenário. “É de suma importância garantir que as ações do Senado Federal e de seus 81 senadores sejam levadas ao conhecimento de todos, indistintamente. O não acesso a esse conteúdo fere os direitos linguísticos dos surdos, que têm a Libras como seu meio de comunicação e expressão”, diz trecho do ofício.
Em resposta, o presidente afirma que foi instituído um grupo de trabalho interdisciplinar para elaborar um Estudo Técnico Preliminar e identificar uma solução para atender a demanda da exibição da janela de Libras nas transmissões da Tv Senado. Em setembro, o Senado Federal abriu processo licitatório para contratação de empresa para prestação de serviço de interpretação e transmissão de sinais de vídeo de Libras (Língua Brasileira de Sinais), para a TV Senado.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
