Grupo de Pesquisa da Ufal é 1º lugar em evento internacional de Farmácia
Trabalho é sobre a utilização do Instagram como ferramenta de educação em saúde acerca do tratamento farmacológico da covid-19
A utilização do Instagram como ferramenta de educação em saúde acerca do tratamento farmacológico da covid-19, destacou a Universidade Federal de Alagoas no cenário científico internacional. No mais recente Congresso Internacional de Farmácia On-line (Conifar), o Grupo de Pesquisa em Farmacoterapia das Doenças Crônicas (GFADOC), coordenado pela professora Eliane Campesatto, obteve o primeiro lugar na Área Diversos. Foram submetidos ao evento um total de 100 resumos científicos e os dez melhores de cada área foram escolhidos para apresentação oral durante realização virtual do congresso.
O Grupo GFADOC da Ufal é vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e participou do evento com o trabalho denominado de Utilização do Instagram como Ferramenta de Educação em Saúde Frente ao Tratamento Farmacológico da covid-19: Relato de Experiência. Integram o grupo estudantes de graduação em Farmácia e Odontologia, mestres e mestrandos em Ciências Farmacêuticas pela Ufal.
Ao explicar o Relato de Experiência de interação com a sociedade, a coordenadora Eliane Campesatto destaca que notícias sobre a covid-19 são rapidamente publicadas e compartilhadas nas redes sociais. Por serem de fácil acesso e se tratando de uma doença sem tratamento farmacológico específico, segundo a pesquisadora, é necessário fazer a educação em saúde por meio das informações fidedignas e evidências científicas atualizadas. O trabalho foi desenvolvido na página do instagram do grupo de pesquisa (@gfadoc.ufal).
“Já realizamos 21 publicações abordando farmacocinética, farmacodinâmica, contraindicações, interações medicamentosas, efeitos e reações adversas, toxicidade e atualizações sobre 19 tratamentos farmacológicos da covid-19”, informa.
Segundo Eliane, de acordo com dados retirados do Instagram, as publicações realizadas pelo GFADOC já obtiveram uma média de alcance de 1.677 contas únicas e média de impressões de 2.218 visualizações, além do aumento no número de seguidores, incluindo acadêmicos, pesquisadores e profissionais de saúde.
Ela acrescenta que, entre os tratamentos farmacológicos que obtiveram maior alcance estão a Ivermectina (mais de 4.000 alcance), Dexametasona e Oseltamivir, ambos com mais de 2.000 de alcance. Em relação às impressões, tem-se a Ivermectina com mais de 5.500, Oseltamivir e Nitazoxanida, ambos com mais de 2.500. “Esses dados nos mostram que a busca pela informação é maior sobre os medicamentos que estiveram na corrida pela procura em farmácias e drogarias e que muitas vezes são utilizados sem a orientação de um profissional de saúde”, enfatiza Eliane.
Sobre o que representa para o grupo de pesquisa ter o relato de experiência recebido um prêmio internacional, Eliane diz significar reconhecimento, relevância e contribuições para a sociedade. Ainda, que é possível realizar a educação em saúde de forma virtual, tendo o Instagram como uma ferramenta para disseminar conhecimento e promoção da saúde. “A importância da ação científica para a sociedade consiste em esclarecer, colaborar e divulgar as principais evidências científicas para que a comunidade tenha acesso à informação do tratamento mais adequado, eficaz e seguro para a covid-19”.
Aproveita para fazer um destaque sobre ação científica premiada em andamento: “É um trabalho contínuo e em expansão. Fazemos o levantamento de ensaios clínicos em andamento e/ou concluídos, pesquisa de estudos publicados em revistas científicas, interpretação e divulgação das informações em linguagem simples. Vale salientar, que os visitantes podem sanar suas dúvidas em cada publicação”.
O Congresso Conifar, realizado de 21 a 25 de setembro, foi promovido pelo Centro Universitário Cesmac e contou com participação de palestrantes nacionais e internacionais, com premiações a trabalhos científicos nas seguintes áreas: Fármacos e Medicamentos, Assistência Farmacêutica, Análises Clínicas e Toxicológicas/Cosméticos e Alimentos e Diversos.
Atividades
O Grupo GFADOC tem como objetivo a elaboração de estratégias para implantação de cuidados farmacêuticos a pacientes portadores de doenças crônicas transmissíveis e não transmissíveis do estado de Alagoas. Com postagens regulares sobre as ações promovidas, assim como, projetos de pesquisa e de extensão, as atividades dos pesquisadores podem ser acompanhadas por meio do instagram @gfadoc.ufal.
Veja também
Últimas notícias
Médico do Hospital Ib Gatto Falcão alerta sobre cuidados para evitar quedas, febre e infecções em crianças nas férias
Avó de Rico Melquiades denuncia violência cometida pelo ex-genro
Poste pega fogo na rua São José, no bairro do Jacintinho
Homem de 45 anos morre afogado em barragem no Sítio Manoel Gomes, em Coité do Noia
Concluintes do Ensino Médio celebram formatura no Colégio da Polícia Militar da capital
Educação divulga resultado do processo seletivo para gerentes Especiais Regionais
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
